SOCIODRAMA COMO INSTRUMENTO DE PREPARO DE JOVENS PARA O TRABALHO

Maria Luiza Gava Schmidt, Giovanna Vitale Longhi, Frida Marina Fischer, Andrea Aparecida da Luz, Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira

Resumo


A inserção de jovens no mercado de trabalho é respaldada pela legislação brasileira. Embora estejam disponíveis publicações a respeito, muitas situações vivenciadas pelos jovens necessitam serem mais bem avaliadas, particularmente aquelas que trazem impactos em sua vida pessoal e profissional. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo geral, promover espaços de informações e reflexão sobre a temática trabalho, estudo e saúde entre jovens estudantes de um programa de inserção para o mercado de trabalho. Procedimentos: A coleta de dados foi realizada de março a dezembro de 2010. Os jovens responderam a um questionário sociodemográfico. Participaram de dez sessões grupais embasadas na metodologia sociodramática. Vinte e oito adolescentes, entre 14 e 18 anos, participaram da pesquisa. Eram alunos de um programa de inserção de jovens (estagiários e aprendizes) para o mercado de trabalho de uma organização não governamental localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Resultados: Observou-se por meio das dramatizações que os jovens manifestaram-se sobre o aumento da responsabilidade associada ao papel de trabalhador, reconheceram a importância do trabalho para a maturidade, independência, conquistas, garantia de integridade do indivíduo e a possibilidade de auxiliar nas despesas domésticas em função do salário. Os participantes retrataram também situações associadas entre trabalhar e estudar, refletindo sobre os direitos do trabalho na adolescência, bem como, questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho. A metodologia sociodramática revelou-se importante para estudar a tríade trabalho, estudo e saúde nesta população de jovens.


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