GESTÃO DA SAÚDE NO TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo difundir os resultados de uma ação universitária que ocorreu por meio do Curso de Extensão intitulado Gestão e Saúde no Trabalho, oferecido pela Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental, órgão da Pró-Reitoria de Administração - PRAd/Unesp, realizado no período de março a setembro de 2011. Esta ação teve como público-alvo os servidores técnicoadministrativos das Unidades da Unesp que ocupam cargos de Chefia e Supervisão. A proposta do curso foi instrumentalizar gestores para lidar com questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho no cotidiano laboral. Participaram do curso seiscentos gestores de todos os câmpus. Para atender os participantes, os encontros foram logisticamente delineados respeitando a proximidade das Unidades. A metodologia adotada foi embasada em técnicas de natureza qualitativa como discussão em grupo, sociodrama, análise de filme, leitura e discussão de textos, somadas à elaboração de uma proposta de promoção da saúde pelos participantes. Como resultado considerou-se que o momento do curso foi oportuno para refletir e discutir sobre a temática da saúde e segurança no trabalho, no âmbito da Unesp, transformando o gestor num agente multiplicador para implementação de programas de prevenção de doença e promoção da saúde no contexto laboral.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.