GESTÃO DA SAÚDE NO TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL

Maria Luiza Gava Schmidt, Walnei Fernandes Barbosa, Katia Aparecida Biazotti, Silvia Cristina Pinceli, Maria Luisa M. B. Toledo

Resumo


Este artigo tem como objetivo difundir os resultados de uma ação universitária que ocorreu por meio do Curso de Extensão intitulado Gestão e Saúde no Trabalho, oferecido pela Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental, órgão da Pró-Reitoria de Administração - PRAd/Unesp, realizado no período de março a setembro de 2011. Esta ação teve como público-alvo os servidores técnicoadministrativos das Unidades da Unesp que ocupam cargos de Chefia e Supervisão. A proposta do curso foi instrumentalizar gestores para lidar com questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho no cotidiano laboral. Participaram do curso seiscentos gestores de todos os câmpus. Para atender os participantes, os encontros foram logisticamente delineados respeitando a proximidade das Unidades. A metodologia adotada foi embasada em técnicas de natureza qualitativa como discussão em grupo, sociodrama, análise de filme, leitura e discussão de textos, somadas à elaboração de uma proposta de promoção da saúde pelos participantes. Como resultado considerou-se que o momento do curso foi oportuno para refletir e discutir sobre a temática da saúde e segurança no trabalho, no âmbito da Unesp, transformando o gestor num agente multiplicador para implementação de programas de prevenção de doença e promoção da saúde no contexto laboral.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.