SUBJETIVIDADE E TRABALHO DOS PROFESSORES BOLSISTAS DE UM CURSINHO COMUNITÁRIO
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os aspectos subjetivos do trabalho docente de um cursinho comunitário atrelado à Universidade Estadual de Campinas. Realizou-se observações com participação em reuniões e entrevistas individuais e semiestruturadas com os professores. Os dados foram articulados às contribuições teóricas da Psicodinâmica do Trabalho e o conceito de sublimação. Em termos de terceiro nível de sublimação os resultados demonstraram conformidade com a proposta política, social e moral proposta pelo cursinho comunitário. Sobre o segundo nível, verificou-se a existência de reconhecimento dos alunos para com os professores, mas baixo reconhecimento pelas hierarquias e pares.
Texto completo:
PDFReferências
ABRAHÃO, J.; SZNELWAR, L; SILVINO, A; SARMET, M; PINHO, D. Introdução à Ergonomia: da Prática à Teoria. São Paulo: Blucher, p 180-191, 2009.
ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicol. pesq., Juiz de Fora , v. 12, n. 3, p. 44-52, dez. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
DEIMLING, Natalia N. M.; REALI, A. M. M. R.; O Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação à Docência, as Escolhas Profissionais e as Condições de Trabalho Docente. Educação em Revista, n. 33, Belo Horizonte, 2017.
DEJOURS, C. A loucura do trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. 3º edição. São Paulo: Cortez, 1992.
DEJOURS, C. (a) Trabalho Vivo: Sexualidade e trabalho. Vol.1. Brasília: Paralelo 15, 2012.
DEJOURS, C. A Sublimação, entre sofrimento e prazer no trabalho. Rev. Port. Psicanál. v. 33, n. 2, 2013, p. 9-28.
GABBARD, G. O. Psiquiatria Psicodinâmica na prática clínica. Porto Alegre: ArtMed, 2016. Tradução de Fernando Siqueira Rodrigues. p. 40-43.
GUÉRIN, F; LAVILLE, A; DANIEELOU, F; DURAFFOURG, J; KERGUELEN, A. Compreender o trabalho para transformá-lo: A prática da ergonomia. São Paulo: Blusher - Fundação Vanzolini, 2001.
IBGE. [Síntese de Indicadores Sociais 2018]. Acesso em: 06.08.2020. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/ce915924b20133cf3f9ec2d45c2542b0.pdf
LANCMAN, S.; SZNELWAR, L. I. Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro. Fiocruz: Paralelo 15, 2008.
NASCIMENTO, A. Do direito à universidade à universalização de direitos: o movimento dos cursos pré-vestibulares populares e as políticas de ação afirmativa. Rio de Janeiro: Litteris, 2012.
PADOVANI, Ricardo da Costa et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, n. 1, p. 02-10, jun. 2014.
RIMOLI, J.; SPATTI, A. C.; CAMPOS, M. L. DE; LIMA, F. T. DE. Cursinhos comunitários e o direito à educação. Revista Em Extensão, v. 18, n. 2, p. 56-75, 22 jan. 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.