PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE

Liamar Aparecida Santos, Ana Elídia Torres, Manoel Geraldo Ferreira

Resumo


 O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir o processo de concretização do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE / GraduaSUS no município de Ocauçu, nos anos de 2016, 2017 e 2018. O referido projeto objetivava desenvolver estratégias para a transformação das práticas na Atenção Primária à Saúde, por meio da institucionalização da Educação Permanente em Saúde (EPS) articulando os atores que compõem o quadrilátero da saúde: ensino, serviço, gestão e controle social.Foi definido que em rodas de conversa se trabalhasse o Planejamento Estratégico Situacional (PES) como instrumento para identificação de problemas de forma participativa, explicação destes e construção de um Plano de Ação que impactasse os mesmos e possibilitasse a transformação das práticas de saúde incorporando novos conhecimentos decorrentes da aprendizagem significativa. A experiência descrita demonstrou uma mobilização efetiva de todos os profissionais envolvidos no processo e a disposição de mudar suas práticas com o propósito de significar o trabalho realizado na unidade de saúde do município. Vários foram os avanços e deslocamentos de aprendizagem dos profissionais protagonistas do projeto, especialmente a retomada da reflexão das ações desenvolvidas na unidade, a busca de conhecimentos com o propósito de aproximar a teoria da prática, implementando a Educação Permanente em Saúde, e ainda desenvolveram um olhar crítico para suas práticas atuais reconduzindo-as no sentido de reorganizar o processo de trabalho de forma que considere as necessidades de saúde da população.


Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, O. R. Planejamento e razão instrumental: uma análise da produção teórica sobre planejamento estratégico em saúde, nos anos noventa, no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, RJ, 16(3): 723–731, jul/set, 2000.

COELHO, Flávio Lúcio G.; SAVASSI, Leonardo Cançado Monteiro. Aplicação de Escala de Risco Familiar como instrumento de priorização das Visitas Domiciliares. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 1, n. 2, p. 19-26, 2011.

MEDEIROS, A. C. et al.. Gestão participativa na educação permanente em saúde: um olhar das enfermeiras. Revista Brasileira de Enfermagem, Vol. 63, n. 1, p. 38-42, fevereiro 2010.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006, v. 9, 64 p.). Brasília, 2009.

RIVERA, U. J. F. Planejamento de saúde. In: PEREIRA, B.I.; LIMA, F.C. (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.