PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DE SERVIDORES PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO COM TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

Letícia Cabral Leles, Graziele Alves Amaral

Resumo


O objetivo da pesquisa foi compreender os aspectos da organização do trabalho dos técnico-administrativos em educação de uma universidade pública federal que geram prazer e sofrimento, utilizando o referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas realizadas com cinco servidores, constatou-se que vivenciam prazer no trabalho, mas predomina o sofrimento. O prazer advém do reconhecimento em algumas situações de trabalho, dos relacionamentos interpessoais com pares e da identificação com o trabalho. O sofrimento decorre de inadequações das condições de trabalho, sobrecarga, gestão autoritária, falta de reconhecimento e rotina sem desafios.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. A. Reto e A. Pinheiro, trad.). Lisboa: Edições 70, 1977.

BAZZO, E. F. Algumas considerações sobre a saúde mental dos funcionários públicos. Psicologia Ciência e Profissão, v. 17, n.1, p. 41-44, 1997.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos. Portaria nº 1.261, de 5 de maio de 2010. Institui os Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil - SIPEC da Administração pública Federal sobre a saúde mental dos servidores, 2010. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/noticias/srh/100505_port_1261.pdf

CHANLAT, J. F. O gerencialismo e a ética do bem comum: a questão da motivação para o trabalho nos serviços públicos. Anais do VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública (pp. 8-11). Lisboa, Portugal, 2002.

CHANLAT, J. F. Modos de Gestão, saúde e segurança no trabalho. In: Davel, E. e Vasconcellos, J. (Orgs.) Recursos Humanos e Subjetividade (pp. 118-128). Petrópolis: Vozes, 1995.

COUTINHO, M. C., DIOGO, M. F. e JOAQUIM, E. de P. Cotidiano e saúde de servidores vinculados ao setor de manutenção em uma universidade pública. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 36, n. 124, p.227-237, 2011.

COUTINHO, M. C., DIOGO, M. F., JOAQUIM, E. de P. e BORGES, R. C. P. O trabalho de manutenção em uma Prefeitura Universitária: entre dificuldades e realizações. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n.1, p-96-109, 2011.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho (5ª ed.). São Paulo: Cortez-Oboré, 1992.

DEJOURS, C. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São paulo v. 54, n.14, p. 7-11, 1986.

DEJOURS, C. e ABDOUCHELI, E. Itinerário teórico em Psicopatologia do Trabalho. In: Dejours, C., Abdoucheli, E. e Jayet, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da Escola Dejuriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho (pp. 119-145). São Paulo: Atlas, 1990.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisa: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro/ São Paulo: Record, 2005.

GUIMARÃES, J. M. X., JORGE, M. S. B. e ASSIS, M. M. A. (In)satisfação com o trabalho em saúde mental: um estudo em Centros de Atenção Psicossocial. Ciência e Saúde Coletiva, v.16, n.4, 2011.

JACQUES, M. G. C. Abordagens teórico-metodológicas em saúde/doença mental e trabalho. Psicologia e Sociedade, v.15, n.1, p. 97-116, 2003.

MENDES, A. M. Da Psicodinâmica à Psicopatologia do Trabalho. In: MENDES, A. M. (org.) Psicodinâmica do Trabalho: teoria, método e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007a.

MENDES, A. M. Novas formas de organização do trabalho, ação dos trabalhadores e patologias sociais. In: Mendes, A. M. (Org.). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método, pesquisas (pp. 49-62). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007b.

MENDES, A. M. Valores e vivências de prazer-sofrimento no contexto organizacional. Tese de Doutorado em Psicologia, Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília, Brasília, 1999.

MONTEIRO, J. K. Organização do trabalho e sofrimento psíquico de trabalhadores da saúde. In: Mendes, A. M., Merlo, A. R. C., Morrone, C. F. e Facas, E. P. Psicodinâmica e clínica do trabalho: temas, Interfaces e casos brasileiros. Curitiba: Juruá, 2010.

RIBEIRO, C. V. S. A saúde do servidor público em tempos de gerencialismo. In: Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Maceió, ABRAPSO, 2009. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/index.php?option=com_contentetask=vieweid=344eItemid=96

RODRIGUES, R. R. J., IMAI, R. Y. e FERREIRA, W. F. Um espaço para o desenvolvimento interpessoal no trabalho. Psicologia em Estudo, v. 6, n.2, p. 123-127, 2001.

VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da SOCERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n.5, p. 383-386, 2007.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2011, 13ª ed.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.