PROGRAMA “PÍLULAS DA SAÚDE”

Eliana Kátia Pupim, Allan Leon Casemiro da Silva, Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani, Angélica Góis Morales, Gustavo Faccin, Mara Elena Bereta de Godói Pereira

Resumo


O trabalho apresenta as ações de prevenção e autocuidado de iniciativa do Grupo de Promoção à Saúde no Trabalho -GPST, da UNESP Câmpus Tupã, que resultaram na 1ª edição do Programa “Pílulas da Saúde”. A proposta surgiu da compreensão de saúde como um processo de informação e educação, que por meio de trabalho sério e continuado promova a reflexão e a mudança de paradigmas sobre a Saúde no Trabalho. A metodologia foi específica das áreas parceiras: Enfermagem, Nutrição e Educação Física O relato reúne profissionais de diversas formações e na 1. edição, é positivo e as ações devem prosseguir.


Texto completo:

PDF

Referências


BATISTTI, R.B.; BAVARESCO, A.M. Estudo bibliográfico sobre aspectos geradores de estresse que afetam o ser humano no ambiente de trabalho. Joaçaba, Unoesc & Ciência – ACHS, v.1, n.2, p.139-148, jul./dez. 2010.

DEJOURS, Christofhe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. Tradução de Ana Isabel Paraguay e Lucia Leal Ferreira. 5. ed. São Paulo: Cortez; Oboré, 1992.

ROBBINS, Stephen P. Mudança Organizacional e Administração de Estresse. In: Comportamento organizacional. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

SANTOS, M.B.P.S. et al. Medicina preventiva: a promoção do autocuidado como ferramenta para a prevenção do surgimento do pé diabético. Rev. Ciênc. Saúde Nova Esperança, v.11, p.50-59, jun. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.