Unesp realiza III Fórum de Gestão e Saúde no Trabalho

Desde sua implementação a Coordenadoria de Saúde Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental – COSTSA/PRAd, tem desenvolvido diferentes ações com objetivo de prevenção de doenças e promoção da saúde da comunidade Unespiana.

No ano de 2011, o Curso de Gestão e Saúde no Trabalho, coordenado pela Profª Drª Maria Luiza Gava Schmidt, docente do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, câmpus de Assis, teve o conteúdo voltado para instrumentalizar os gestores (chefes e supervisores) sobre as questões relacionadas a saúde no trabalho. O curso teórico/prático contou com 600 participantes. A atividade prática foi direcionada para implementação de um projeto de promoção da saúde na Unidade. Desta ação foram criadas diversas propostas, apresentadas nos Fóruns de Gestão e Saúde no Trabalho realizados em 2011, 2012 e 2013.

Neste ano de 2013, foram desenvolvidos projetos em continuidade e novos projetos, perfazendo um total de 21 propostas, apresentadas no III Fórum de Gestão e Saúde no Trabalho, realizado no dia 25 de outubro, no Auditório da Editora Unesp.

A COSTSA, embasada na concepção Carta de Ottawa (1986) segue os princípios de que a “Promoção da Saúde é definida com a capacitação das pessoas e comunidades para modificarem os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida”. A COSTSA, considera de extrema relevância o protagonismo dos servidores , bem como na importância de que sejam “empoderados” para o desenvolvimento de habilidades afim de atuarem em benefício da própria qualidade de vida, enquanto sujeitos e/ou comunidades ativas, dentre as quais o contexto de trabalho.

Promover saúde significa atuar no desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e no fortalecimento de estilos de vida saudáveis, mediante o resgate/construção de autoconhecimento e auto estima; novas motivações e interesses; autonomia pessoal; exercício da cidadania; atitudes e comportamentos participativos; cuidados com a saúde e com o ambiente; bem como possibilidades de escolhas saudáveis (dieta, atividade física, lazer, redução do stress, redução do fumo e do consumo de álcool e drogas) entre outros.

Neste ano, 309 servidores que participaram das ações dos projetos de Promoção da Saúde, responderam os indicadores de avaliação da COSTSA.

Os resultados revelaram melhora da auto estima, ampliação da rede social e aumento do auto cuidado. Segue algumas das questões e índice de repostas para conhecimento:

Comparando o momento anterior e posterior à sua participação no projeto, assinale o número (de 1 a 3) que melhor representa sua resposta para sua auto-estima.

Itens

Antes

Depois

Baixa

33

3

Normal

255

174

Excelente

21

132

Comparando o momento anterior e posterior à sua participação no projeto, assinale o número (de 1 a 5) que melhor representa sua resposta para sua rede social no trabalho.

Itens

Antes

Depois

Péssima

4

2

Baixa

10

1

Regular

78

21

Boa

194

204

Excelente

23

81

Comparando o momento anterior e posterior à sua participação no projeto, assinale o número (de 1 a 5) que melhor representa sua resposta para o grau de seu auto cuidado na preservação da sua saúde.

Itens

Antes

Depois

Nada importante

4

1

Pouco importante

40

1

Importante

164

60

Muito importante

72

151

Extremamente importante

29

96

O III Fórum de Gestão e Saúde no Trabalho, contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas), foi um momento oportuno para troca de experiências sobre estratégias da promoção da saúde entre os gestores (chefes e supervisores). Ao final do evento foram entregues a Menção Honrosa do ano de 2013 para os seguintes Unidades: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação do Câmpus de Bauru-Projeto de Promoção da Saúde Programa Bem Star FAAC; Faculdade de Ciências Agronômicas do Câmpus de Botucatu- Projeto de Promoção da Saúde Mexa-se Lageado; e Câmpus de Tupã - Projeto de Promoção da Saúde Pílulas da Saúde: Ações de Prevenção e Autocuidado.

A COSTSA acredita que os programas de promoção da saúde produzirão  mudanças significativas na qualidade de vida dos servidores da Unesp, agradece a participação de todos em especial aos gestores que tem se empenhado  para esta conquista.

Maria Luiza Gava Schmidt