University theatre as a mental health education strategy

Samuel Barroso Rodrigues, Nadja Cristiane Lappann Botti, Jacqueline Simone de Almeida Machado

Resumo


O Loucultura constituiu-se como um projeto de extensão universitária, iniciado em dezembro de 2010. Este trabalho objetiva descrever a experiência do Loucultura, que se caracteriza como um grupo de Teatro Universitário itinerante e amador. O teatro é uma arte dramática, embasada nas representações de momentos, situações ou problemas. Envolve uma prática coletiva e social, capaz de articular o real com o imaginário, por meio de uma forma irreverente de comunicação. A arte cênica constitui instrumento de interação facilitadora no estabelecimento de uma comunicação entre os acadêmicosatores e públicos. Pode ser entendida como proposta educativa, motivadora e integradora de emoções no desenvolvimento de ações promotoras em saúde. Conclui-se que as ações de educação em saúde, quando aliadas às práticas de ensino dinâmicas e inovadoras como o teatro universitário, contribuem positivamente para a formação interdisciplinar.

Palavras-chave


Educação em saúde. Saúde mental. Teatro.

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