Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Ciência em Extensão - RCE, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, tem como objetivo difundir os resultados das atividades de extensão universitária e a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. A RCE está aberta às contribuições nacionais e internacionais desde que se enquadrem nas normas editoriais, após análise pelo corpo editorial. Serão publicados artigos, resenhas de livros e revistas, relatos de experiências e relatos de opinião resultantes das atividades de extensão universitária. Áreas de submissão de trabalhos: (1) Comunicação, (2) Cultura, (3) Direitos Humanos, (4) Educação, (5) Meio Ambiente, (6) Saúde, (7) Tecnologia, (8) Trabalho, (9) Ciências Agrárias e Veterinárias, (10) Espaços Construídos e, (11) Política e Economia.

 

Políticas de Seção

Abertura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Carta ao Leitor

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

São trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão universitária apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas detalhadas acima: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho, Ciências Agrárias e Veterinárias, Espaços Construídos e Política e Economia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiências extensionistas e artigos de opinião

Os artigos de Relatos de Experiências representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Limitados a 15 páginas. Os artigos de Opinião são matérias que suscitam análise e reflexão sobre temas ou ações de extensão universitária relevantes e apresentam, exclusivamente, a opinião do autor. Limitados a cinco páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de livros e revistas

Revisão crítica de obra recém-publicada relacionada ao escopo da Revista Ciência em Extensão, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais. Limitadas a 2 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses

Esta Seção publica Resumos de monografias, trabalhos de conclusão de curso (TCC),  Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, defendidas e aprovadas em quaisquer cursos de graduação reconhecidos pelo MEC e de Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, cujos temas estão relacionados ao escopo da Revista Ciência em Extensão. Limitados a 3 páginas. Deverá ser encaminhado em documento suplementar a ata de defesa ou documento similarque comprove a defesa e aprovação do trabalho submetido à RCE.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Suplementos dos Congressos de Extensão Universitária da UNESP

Seção destinada à publicação de trabalhos e resumos apresentados no Congresso de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas independentes, permanentes ou indicados pelo Conselho Editorial da RCE ligados as diferentes áreas de atuação da extensão universitária. Os trabalhos submetidos serão verificados quanto ao coeficiente de similaridade obtido pela análise do trabalho enviado para o sistema Turnitin contratado pela UNESP.

 

Periodicidade

Trimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Acesso Público

O acesso à RCE por meio do Open Journal System (OJS) permite o crescimento da leitura e da citação de trabalhos científicos de um autor. Para maiores informações sobre essa abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.