Avaliação de um curso sobre internet para terceira idade
Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar a evolução do aprendizado de indivíduos pertencentes à terceira idade após a aplicação de um curso presencial voltado para o ensino da utilização da internet. A população de estudo foi composta por indivíduos (n=18), de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 50 anos, oriundos da UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) de Araraquara. As aulas foram ministradas no Laboratório Didático de Informática (LDI) alocado na Faculdade de Odontologia de Araraquara, com periodicidade semanal e duração de duas horas cada. O conteúdo programático do curso abrangeu a utilização de e-mail e pesquisas em sites. Para avaliação do aprendizado adquirido, foi aplicado um questionário de autoavaliação, em dois períodos (antes e após a conclusão do curso), o qual possibilitou a observação da evolução dos indivíduos participantes no que diz respeito a conhecimento e habilidade nos temas abordados em aula. Realizou-se análise estatística descritiva. A média de desempenho dos participantes foi calculada por ponto e por intervalo de 95% de confiança (IC95%) no momento inicial e final do curso. A comparação entre as médias foi realizada utilizando o Teste t Student pareado. O nível de significância adotado foi de 5%. Observou-se que a aprendizagem em informática nos indivíduos participantes melhorou significativamente após a aplicação do curso avaliado (Teste t Student: -5,360, p<0,001, ?p2=0,628, ?=0,999), porém 72,2% dos mesmos relataram não saber anexar um arquivo em uma mensagem a ser enviada por e-mail, bem como, possuir habilidade nula ou baixa para essa atividade. Conclui-se que o curso avaliado promoveu melhora nos conhecimentos e habilidades em informática nos indivíduos participantes.
Palavras-chave
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