Avaliação de um curso sobre internet para terceira idade

Edivani Aparecida Vicente Dotta, Allan Pedro Moreira Pova, Júlia Vila Verde Brunelli, Ana Luiza Rossete Maschetto, Marina Aidar Monteiro da Costa, Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia

Resumo


O objetivo desse trabalho foi avaliar a evolução do aprendizado de indivíduos pertencentes à terceira idade após a aplicação de um curso presencial voltado para o ensino da utilização da internet. A população de estudo foi composta por indivíduos (n=18), de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 50 anos, oriundos da UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) de Araraquara. As aulas foram ministradas no Laboratório Didático de Informática (LDI) alocado na Faculdade de Odontologia de Araraquara, com periodicidade semanal e duração de duas horas cada. O conteúdo programático do curso abrangeu a utilização de e-mail e pesquisas em sites. Para avaliação do aprendizado adquirido, foi aplicado um questionário de autoavaliação, em dois períodos (antes e após a conclusão do curso), o qual possibilitou a observação da evolução dos indivíduos participantes no que diz respeito a conhecimento e habilidade nos temas abordados em aula. Realizou-se análise estatística descritiva. A média de desempenho dos participantes foi calculada por ponto e por intervalo de 95% de confiança (IC95%) no momento inicial e final do curso. A comparação entre as médias foi realizada utilizando o Teste t Student pareado. O nível de significância adotado foi de 5%. Observou-se que a aprendizagem em informática nos indivíduos participantes melhorou significativamente após a aplicação do curso avaliado (Teste t Student: -5,360, p<0,001, ?p2=0,628, ?=0,999), porém 72,2% dos mesmos relataram não saber anexar um arquivo em uma mensagem a ser enviada por e-mail, bem como, possuir habilidade nula ou baixa para essa atividade. Conclui-se que o curso avaliado promoveu melhora nos conhecimentos e habilidades em informática nos indivíduos participantes.


Palavras-chave


Informática. Educação. Terceira idade

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.