Inventário de potência, oficina de ação: estratégias em saúde mental

Fernanda Cristina Marquetti, Aline Cristina Barros, Agatha Aparecida Ribeiro, Maria Rita Lorenzon, Rafael Garcia Barreiro

Resumo


RESUMO
Este trabalho apresenta o processo de uma atividade de extensão articulada com o ensino na área de Saúde Mental e propõe novas formas de avaliação e intervenção com esta população. Abordamos 15 usuários de saúde mental do Núcleo de Atenção Psicossocial IV do município de Santos e elaboramos uma avaliação baseada no cotidiano, denominada Inventário de Potência, e uma forma de intervenção com a Oficina de Ação. Este processo deu-se num período de doze meses, em encontros semanais de 3 horas de duração no Laboratório de Atividades e Recursos Terapêuticos do curso de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista. Nosso objetivo fundamental foi contribuir com ações na Rede de Saúde Mental do SUS do Município de Santos, propondo novas formas de avaliação e conhecimento do cotidiano dos usuários de Saúde Mental através do “Inventário de Potência”. Também oferecemos um processo de intervenção grupal “Oficina de Ação” aos usuários de Saúde Mental. Participaram desta atividade de extensão quatro alunos do curso de Terapia Ocupacional e uma docente do curso como coordenadora. Os resultados deste processo foram positivos, na medida em que conseguimos propor novas formas de conhecimento e intervenção terapêutica com esta população alvo. O crescimento profissional para os alunos extensionistas também foi avaliado como produtivo.


Palavras-chave


Terapia Ocupacional. Saúde Mental. Atividades Cotidianas

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.