Inventário de potência, oficina de ação: Estratégias em Saúde Mental
Resumo
RESUMO
Este trabalho apresenta o processo de uma atividade de extensão articulada com o ensino na área de Saúde Mental e propõe novas formas de avaliação e intervenção com esta população. Abordamos 15 usuários de saúde mental do Núcleo de Atenção Psicossocial IV do município de Santos e elaboramos uma avaliação baseada no cotidiano, denominada Inventário de Potência, e uma forma de intervenção com a Oficina de Ação. Este processo deu-se num período de doze meses, em encontros semanais de 3 horas de duração no Laboratório de Atividades e Recursos Terapêuticos do curso de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista. Nosso objetivo fundamental foi contribuir com ações na Rede de Saúde Mental do SUS do Município de Santos, propondo novas formas de avaliação e conhecimento do cotidiano dos usuários de Saúde Mental através do “Inventário de Potência”. Também oferecemos um processo de intervenção grupal “Oficina de Ação” aos usuários de Saúde Mental. Participaram desta atividade de extensão quatro alunos do curso de Terapia Ocupacional e uma docente do curso como coordenadora. Os resultados deste processo foram positivos, na medida em que conseguimos propor novas formas de conhecimento e intervenção terapêutica com esta população alvo. O crescimento profissional para os alunos extensionistas também foi avaliado como produtivo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes,
v. 2. Morar, cozinhar.
DELGADO, P. G. Democracia e reforma psiquiátrica no Brasil. Ciência & Saúde
Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 11, p. 401-406, 2011.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1989.
GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOURHAN, A. L. A. O gesto e a palavra: memória e ritmos. Lisboa: Ed. Perspectivas do
Homem, 1965. v. 2.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
MAGNANI, J. G. C. Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole. In:
MAGNANI, J. G.; TORRES, L. (Org.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. 2.
ed. São Paulo: Edusp: Fapesp, 2000. p. 12-53.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. São Paulo: Ed. Palas Athena,
VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Ed. CLACSO, 2007.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.