Observatório de políticas públicas da Região Metropolitana de Campinas/SP (RMC)

Cristiane Feltre, Anália Bernardes, Gabriella Suzigan Adamson, Heloá Oliveira

Resumo


Os observatórios de políticas públicas constituem-se como um meio da sociedade obter mais transparência na tomada de decisões nos vários níveis da administração pública: União, Estados e Municípios. Além disso, também se constituem como instrumento para apoio à gestão pública na tomada de decisões e como um dos meios para a formação de profissionais com postura crítica e inseridos nos debates sobre a realidade econômica e regional. No Brasil, esses observatórios são escassos e, em sua maioria, estão sustentados apenas na apresentação de dados e estatísticas, mostrando pouco sobre os desafios da gestão nas diferentes esferas do governo. Outra escassez refere-se à disponibilidade de publicações sobre o processo de estruturação e implantação de observatórios na literatura. O objetivo geral deste artigo, baseado na experiência de confecção desse instrumento, é o de propor a estruturação e implantação de um observatório de políticas públicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Essa proposta justifica-se, pois, além do observatório ser instrumento de apoio à gestão pública e à formação de profissionais com perfil crítico, é um meio para a comunidade inserir-se no debate sobre desenvolvimento local. A metodologia utilizada é a de proposição de planos, já que se identificou um problema de escassez na literatura sobre o assunto. Este projeto foi desenvolvido a partir de duas etapas, a primeira envolve a estruturação do observatório, na qual forma selecionados e definidos os componentes do mesmo; na segunda, a de implantação, que envolve a organização e sistematização do mesmo a partir do desenvolvimento da etapa de estruturação. Passados vinte e um meses da experiência deste projeto de extensão, dois grandes resultados foram obtidos: um banco de dados e um boletim social. Ao longo deste período também foram enfrentados desafios, como a mensuração da ação de extensão.


Palavras-chave


Etapas de implantação. Produtos do Observatório. Banco de dados. Boletim. Mapeamento social.

Texto completo:

PDF

Referências


A CONSTRUÇÃO de indicadores para a cultura: entrevista com Jurema Machado. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2007.

CARNEIRO, C. B. L. Novos arranjos para a política pública:. conselhos de políticas públicas: desafios para sua institucionalização. In: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. (Org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: ENAP, 2006. 2 v. cap. 4, p. 149–166.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS (CNM). Gestão e tecnologia: modernização de gestão local.. Brasília: CNM, 2012. v. 14

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS (CNM). Nova administração pública: gestão municipal e tendências contemporâneas. Brasília: CNM, 2008. v. 6

CORREIA, P.; MADEIRA, C. Observatórios locais e programação de cidades com base em princípios de desenvolvimento sustentável e ambiente. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA MUNDOS SOCIAIS: SABERES E PRÁTICAS, 6., 2008, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2008. p. 1-14 (Número de série 132)

DIADEMA. Prefeitura Municipal. Observatório de políticas públicas, econômico e social de Diadema. Diadema, 2015. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2015.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Institucionalização da extensão nas universidades públicas brasileiras: estudo comparativo 1993/2004. 2. ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007.

HERSCHMANN, M.; SANTOS, S.; ALBORNOZ, L. A. O crescimento dos observatórios no Brasil. São Paulo: Observatório da Imprensa, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2014.

OBSERVATÓRIO CIDADÃO DE PIRACICABA. Home. Piracicaba, c2014. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2014.

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (OPP). Sobre o OPP. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2014.

PACHECO, R. S. Administração pública gerencial: desafios e oportunidades para os municípios brasileiros. In: FUNDAÇÃO PREFEITO FARIA LIMA - CEPAM. O município no século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: CEPAM, 1999. p. 39-50.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1999.

SCHOMMER, P. C.; MORAES, R. L. Observatórios sociais como promotores de controle social e accountability: reflexões a partir da experiência do observatório social de Itajaí. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 3, p. 298-326, 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2014.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.