Avaliação do atendimento interdisciplinar dos pacientes do Centro de Oncologia Bucal

Glauco Issamu Miyahara, Janaína Zavitoski da Silva, Anne Cristina de Faria Cocato, Suzy Elaine Nobre de Freitas, Daniela Micheline dos Santos, Daniel Galera Bernabé, Marcelo Coelho Goiato, Eder Ricardo Biasoli

Resumo


O presente artigo relata a experiência de um projeto de extensão denominado “Otimização do atendimento multiprofissional dos pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço do Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP”. Esse projeto tem por objetivo avaliar a estrutura física e a qualidade do atendimento multiprofissional oferecido a paciente oncológico. Aplicou-se um questionário com doze questões fechadas de janeiro de 2013 a junho de 2014 a 165 pacientes atendidos no Centro de Oncologia Bucal. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (91%); e eles avaliaram tanto a estrutura física como a qualidade do atendimento como ótima (74,8%). Como sugestão de melhoria, 52 pacientes solicitaram o aumento da sala de espera e de atendimento clínico e 10, a melhoria da sala de reunião em grupo de terapia multiprofissional. Os pacientes demonstraram-se, em geral, satisfeitos com a estrutura física e com o atendimento prestado, porém é necessário ainda um aprimoramento em ambos os setores. Alguns pontos fracos do processo foram identificados, sendo dadas informações para a melhoria do trabalho desenvolvido, contribuindo, consequentemente, para a otimização dos serviços e da satisfação dos pacientes. Isso implica na conscientização de toda a equipe quanto à sua importância e ao valor de suas ações.

Palavras-chave


Projetos de Extensão; Cãncer de Cabeça e Pescoço; Otimização

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