Avaliação do atendimento interdisciplinar dos pacientes do Centro de Oncologia Bucal

Glauco Issamu Miyahara, Janaína Zavitoski da Silva, Anne Cristina de Faria Cocato, Suzy Elaine Nobre de Freitas, Daniela Micheline dos Santos, Daniel Galera Bernabé, Marcelo Coelho Goiato, Eder Ricardo Biasoli

Resumo


O presente artigo relata a experiência de um projeto de extensão denominado “Otimização do atendimento multiprofissional dos pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço do Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP”. Esse projeto tem por objetivo avaliar a estrutura física e a qualidade do atendimento multiprofissional oferecido a paciente oncológico. Aplicou-se um questionário com doze questões fechadas de janeiro de 2013 a junho de 2014 a 165 pacientes atendidos no Centro de Oncologia Bucal. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (91%); e eles avaliaram tanto a estrutura física como a qualidade do atendimento como ótima (74,8%). Como sugestão de melhoria, 52 pacientes solicitaram o aumento da sala de espera e de atendimento clínico e 10, a melhoria da sala de reunião em grupo de terapia multiprofissional. Os pacientes demonstraram-se, em geral, satisfeitos com a estrutura física e com o atendimento prestado, porém é necessário ainda um aprimoramento em ambos os setores. Alguns pontos fracos do processo foram identificados, sendo dadas informações para a melhoria do trabalho desenvolvido, contribuindo, consequentemente, para a otimização dos serviços e da satisfação dos pacientes. Isso implica na conscientização de toda a equipe quanto à sua importância e ao valor de suas ações.

Palavras-chave


Projetos de Extensão; Cãncer de Cabeça e Pescoço; Otimização

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, S. M. H. C. A.; SANTOS, M. J. P.; SILVA, V. C. A música associada às necessidades terapêuticas de pacientes com deficiência. Revista Ciência em Extensão, v. 6, n. 2, p. 123-131, 2010.

ARAÚJO, I. C. de. Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará. 2003. Dissertação (Mestrado em Clínica Integrada)- Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BUTTERS, J. M.; WILLIS, D. O. A comparison of patient satisfaction among current and former dental school patients. Journal of Dental Education, v. 64, n. 6, p. 409-415, 2000.

FONSECA, S. M. da; GUTIÉRREZ, M. G. R. de; ADAMI, N. P. Avaliação da satisfação de pacientes oncológicos com atendimento recebido durante o tratamento antineoplásico ambulatorial. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 5, p. 656-660, 2006.

GOMES, A. M. de A. et al. Sala de espera como ambiente para dar informações em saúde. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 7-18, 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ DE ALENCAR GOMES DA SILVA. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2014: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2014. Disponível em: . Acesso em: 07 dez. 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ DE ALENCAR GOMES DA SILVA. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2016.

JUHÁS, R. Utilização de indicadores para avaliação da estrutura, dos processos internos e dos resultados em assistência à saúde bucal. 2002. 160 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia)- Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

LEÃO, A. T. T.; DIAS, K. Avaliação dos serviços de saúde prestados por faculdades de odontologia: a visão do usuário. Revista Brasileira de Odontologia em Saúde Coletiva, v. 2, n. 1, p. 40-46, 2001.

MACIEL-LIMA, S. M. Acolhimento solidário ou atropelamento? A qualidade na relação profissional de saúde e paciente face à tecnologia informacional. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 502-511, 2004.

MENDONÇA, K. M. P. P.; GUERRA, R. O. Desenvolvimento e validação de um instrumento de medida da satisfação do paciente com a fisioterapia. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 5, p. 369-376, 2007.

ROCHA, C. R.; BERCHT, S. B. Estudo do abandono do tratamento odontológico em um serviço público de Porto Alegre: o Centro de Saúde Murialdo. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 25-31, 2000.

SOUZA, H. M. Saúde, engenho e arte. Revista Brasileira de Saúde da Família, Brasília, v. 53, n. 3, p. 7-16, 2000.

TRAD, L. A. B et al. Estudo etnográfico da satisfação do usuário do Programa de Saúde da Família (PSF) na Bahia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 7, n. 3, p. 581-589, 2002.

TRAVASSOS, C.; MARTINS, M. Uma revisão sobre os conceitos de acesso e utilização de serviços de saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p.190-198, 2004.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.