SÍNDROME DE BURNOUT, SOBRECARGA DE PAPÉIS E SUPORTE SOCIAL EM PROFESSORES EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar se o Suporte social funciona como variável mediadora na relação entre a Sobrecarga de papéis e as dimensões da Síndrome de Burnout. Participaram da pesquisa uma amostra não aleatória de 362 professores universitários. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o Questionário para Avaliação da Síndrome de Burnout, as Subescalas de Sobrecarga de papéis e Suporte social. Os resultados confirmaram a hipótese de que o suporte social desempenha um papel mediador entre a Sobrecarga de papéis e as dimensões da Síndrome de Burnout. O resultado indica a necessidade de intervenções voltadas para a melhoria das relações interpessoais no trabalho.
Texto completo:
PDFReferências
BAPTISTA, M. N.; SOARES, T. F.; PEREIRA, RAAD, A. J.; SANTOS, L. M. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 19, n. 1, p. 564-570, 2019. https://dx.doi.org/10.17652/rpot/2019.1.15417
BARON, R. M.; KENNY, D. A. The moderator-mediator variable distinction in social psychological research: Conceptual, strategic and statistical considerations. Journal of Personality and Social Psychology, v. 51, n. 6, p. 1173–1182, 1986. https://dx.doi.org/10.1037/0022-3514.51.6.1173
BAKKER, A. B.; DEMEROUTI, E.; SCHAUFELI, W. B. The crossover of burnout and work engagement among working couples. Human Relations, v. 58, p. 661–689, 2005.
BAKKER, A. B.; VRIES, J. D. de. Job Demands–Resources theory and self-regulation: new explanations and remedies for job burnout. Anxiety, Stress, & Coping, v. 34, n. 1, p. 1-21, 2021. https://doi.org/10.1080/10615806.2020.1797695
BROUWERS, A.; TOMIC, W.; BOLUIJT, H. Job demands, job control, social support, and self-efficacy beliefs as determinants of burnout among physical education teachers. Europe's Journal of Psychology, v. 7, n. 1, p. 17-39, 2011. https://doi.org/10.5964/ejop.v7i1.103
CANAN, S. R.; SANTOS, C. de F. dos. Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário? EccoS–Revista Científica, v. 48, p. 339-361, 2019. https://doi.org/10.5585/EccoS.n48.8201
CANCIAN, Q. G.; PASINI, J. F. S.; MALACARNE, V.; SOLIGO, V. Precarização e intensificação do trabalho docente. Revista Humanidades e Inovação, v. 9, n. 02, p. 148-164, 2022.
CANCIAN, Q. G.; BENASSI, C. B. P.; DE DEUS, A. F. E.; MALACARNE, V. Qualidade de vida no desenvolvimento do trabalho nas percepções dos professores universitários. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 13, n. 39, p. 371-386, 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.7749676
CASSUNDÉ, F. R. S. A.; MENDONÇA, J. R. C.; DE MUYLDER, C. F. A relação entre avanços e democratização da tecnologia e perfil e competência do professor do ensino superior: uma discussão teórica. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/131702/2014-140.pdf?sequence=1&isAllowed=y
CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Riscos psicossociais associados à Síndrome de Burnout em professores universitários. Avances en Psicologia Latinoamericana, v. 35, n. 5, p. 447-457, 2017. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4036
CONVERSO, D.; LOERA, B.; MOLINENGO, G.; VIOTTI, S.; GUIDETTI, G. Not all academics are alike: First validation of the academics’ quality of life at work scale (AQoLW). Frontiers in Psychology, v. 9, p. 2408, 2018. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02408
COX, T.; GRIFFITHS, A.; BARLOWE, C.; RANDALL, R.; THOMSON, L.; RIAL-GONZALEZ, E. Organisational interventions for work stress: A risk management approach. Sheffield: HSE Books, 2000.
DEVEREUX, J. M.; HASTINGS, R. P.; NOONE, S. J., FIRTH, A.; TOTSIKA, V. Social support and coping as mediators or moderators of the impact of work stressors on burnout in intellectual disability support staff. Research in Developmental Disabilities, v. 30, n. 2, p. 367-377, 2009. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2008.07.002
FERREIRA, E. C.; PEZUK, J. A. Síndrome de Burnout: um olhar para o esgotamento profissional do docente universitário. Avaliação (Campinas), v. 26, n. 02, p. 483-502, 2021. https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000200008
FERREIRA, M. C.; MILFONT, T. L.; SILVA, A. P. C.; FERNANDES, H. A.; ALMEIDA, S. P.; MENDONÇA, H. Escala para avaliação de estressores psicossociais no contexto laboral: Construção e evidências de validade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, n. 2, p. 340-349, 2015. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528214
FERREIRA-OLIVEIRA, A. T.; CARLOTTO, M. S. Confiança organizacional e gestão de recursos humanos em professores universitários: Contributos para o seu impacto no stress e burnout. Revista E-Psi, v. 9, n. 3, p. 35-55, 2020.
FERNÁDEZ-SUÁREZ, I.; GARCÍA-GONZÁLEZ, M. A.; TORRANO, F.; GARCÍA-GONZÁLEZ, G. Study of the prevalence of burnout in university professors in the period 2005–2020. Education Research International, v. 2, p. 1-10, 2021. https://doi.org/10.1155/2021/7810659
FIRDAUS, E. Z.; RATNAWATI, N. N. K.; ZAROUG, Y. A. M. The role of job burnout and social support on the effect of job demand to employee performance. Jurnal Aplikasi Manajemen, v. 21, n. 1, p. 42-56, 2023. http://dx.doi.org/10.21776/ub.jam.2023.021.1.04.
GIL-MONTE, P. R. El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout). Una enfermidad laboral en la sociedad del bienestar. Madrid: Pirâmide, 2005.
GIL-MONTE, P. R.; CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Validação da versão brasileira do "Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo" em professores. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 1, p. 140-147, 2010. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100015
GRANDEY, A. A.; BEEHR, T.; HERSHCOVIS, S. (2022). A call for preventing interpersonal stressors at work. Journal of Occupational Health Psychology, v. 27, n. 1, p. 3–6. https://doi.org/10.1037/ocp0000318
GUGLIELMI, R. S.; TATROW, K. Occupational stress, burnout, and health in teachers: A methodological and theoretical analysis. Review of Educational Research, v. 68, n. 99, p. 61-69, 1998. https://doi.org/10.3102/00346543068001061
HALBESLEBEN, J. R. B. Sources of social support and burnout: A meta-analytic test of the conservation of resources model. Journal of Applied Psychology, v. 91, n. 5, p. 1134–1145, 2006. https://doi.org/10.1037/0021-9010.91.5.1134
HO, S. K. Relationships among humour, self-esteem, and social support to burnout in school teachers. Social of Psychology of Education, v. 19, p. 41–59, 2016. https://doi.org/10.1007/s11218-015-9309-7
JOLLY, P.; KONG, D. T.; KIM, K. Y. Social support at work: An integrative review. Journal of Organizational Behavior, v. 42, n. 2, p. 229–251, 2020. https://doi.org/10.1002/job.2485
JOMUAD, P. D.; ANTIQUINA, L. M. M.; CERICOS, E. U.; BACUS, J. A.; VALLEJO, J. H.; DIONIO, B. B.; S. BAZAR, J. S.; COCOLAN, J. V.; CLARIN, A. S. Teachers’ workload in relation to burnout and work performance. International Journal of Educational Policy Research and Review, v. 8, n. 2, p. 48-53, 2021. https://doi.org/10.15739/IJEPRR.21.007
JU, C.; LAN, J.; LI, Y.; FENG, W.; YOU, X. The mediating role of workplace social support on the relationship between trait emotional intelligence and teacher burnout. Teaching and Teacher Education, v. 51, p. 58-67, 2015. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.06.001
KINMAN, G.; WRAY, S.; STRANGE, C. Emotional labour, burnout and job satisfaction in UK teachers: the role of workplace social support. Educational Psychology, v. 31, n. 7, p. 843-856, 2011. https://doi.org1080/01443410.2011.608650
LEITE, T. I. de A. et al. Prevalência e fatores associados da Síndrome de Burnout em docentes universitários. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 17, n. 2, p. 170-179, 2019. https://doi.org/10.5327/Z1679443520190385
MADIGAN, D. J.; KIM, L. E. Does teacher burnout affect students? A systematic review of its association with academic achievement and student-reported outcomes. International Journal of Educational Research, v. 105, p. 101714, 2021. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101714
MAHESAR, H. A.; CHAUDHRY, N. I.; RASOOL, Z. Impact of work family conflict and job stress on university teachers’ job satisfaction and turnover intentions: mediating role of job burnout. Journal of Social Research Development, v. 1, n. 1, p.1-17, 2020. https://doi.org/10.53664/JSRD/01-01-2020-01-1-17
MORAIS, A. M. Precarização da docência do ensino superior: Flexibilização e intensificação do trabalho docente: Revista Desenvolvimento Social, v. 28, n. 2, p. 204–225, 2023. https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v28n2p204-225
OLIVEIRA, M. T. B.; MARTINS, A. M.; JUSTINO, M. G.; OLIVEIRA, J. H. G.; PISANO, S.; PESSOA, C. G. DA S.; GOMES, R. C. R. P.; SILVA, V. C. DA; BORGES, A. K. P. Síndrome de Burnout em professores universitários: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 9, p. e3688, 2020. https://doi.org/10.25248/reas.e3688.2020
PEREIRA, S. M. A.; HECKTHEUER, F. R.; ESTÁCIO NETO, F. Burnout e Tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil. EDUCA–Revista Multidisciplinar em Educação, v. 08, p. 1-15, 2021. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.6560
PINTO, A. P.; MENTA, S. A.; SANTIAGO, D. dos P. Estresse no trabalho em professores universitários. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e477101422324, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22324
PRADO, R. L. do; BASTIANINI, M. E.; CAVALLERI, M. Z.; RIBEIRO, S. F. R.; PIZI, E. C. G.; MARSICANO, J. A. Avaliação da Síndrome de Burnout em professores universitários. Revista da ABENO, v. 17, n. 3, p. 21-29, 2017. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.409
REILLY, M. D. Working wives and convenience consumption. Journal of Consumer Research, v. 8, n. 4, p. 407–418, 1982. https://doi.org/10.1086/208881
SALAMI, S. O. Job stress and Burnout among lecturers: Personality and social support as moderators. Asian Social Science, v. 7, n. 5, p. 110-121, 2011. https://doi.org/10.5539/ass.v7n5p110
SANTOS, A. E., SILVA, C. Q., & ANGELOTTI, L. C. Z. Riscos psicossociais na atividade docente: o caso de duas instituições de ensino superior em Ribeirão Preto–SP. e-Revista Facitec, v. 10, n. 1. p.1-11, 2019. http://periodicos.estacio.br/index.php/e-revistafacitec/article/viewFile/6217/47965331
SCHAUFELI, W. B.; BAKKER, A. B. Job demands, job resources, and their relationship with burnout and engagement: A multi-sample study. Journal of Organizational Behavior, v. 25, n. 3, p. 293–315, 2004. https://doi.org/10.1002/job.248
SKAALVIK, E. M.; SKAALVIK, S. Teacher job satisfaction and motivation to leave the teaching profession: Relations with school context, feeling of belonging, and emotional exhaustion. Teaching and Teacher Education, v. 27, p. 1029–1038, 2011. https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.11.001
TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics (4th ed.). Needham Heights, MA: Allyn & Bacon, 2001.
THOITS, P. A. (2011). Mechanisms linking social ties and support to physical and mental health. Journal of Health and Social Behavior, v. 52, n. 2, p. 145-161. https://doi.org/10.1177/0022146510395592
TURNER, K.; GARVIS, S. Teacher educator wellbeing, stress and burnout: A Scoping Review. Education Science, v. 13, n. 4. p. 351, 2023. https://doi.org/10.3390/educsci13040351
VULLINGHS, J. T.; DE HOOGH, A.H.B.; DEN HARTOG, D. N. et al. Ethical and passive leadership and their joint relationships with burnout via role clarity and role overload. Journal of Business Ethics, v. 165, p. 719–733, 2020. https://doi.org/10.1007/s10551-018-4084-y
WU, F.; REN, Z.; WANG, Q.; HE, M.; XIONG, W. MA, G.; FAN, X.; XIA GUO, LIU, H.; ZHANG, X. The relationship between job stress and job burnout: the mediating effects of perceived social support and job satisfaction. Psychology, Health & Medicine, v. 26, n. 2, p. 204-211, 2021. https://doi.org/10.1080/13548506.2020.1778750
Apontamentos
- Não há apontamentos.