AUTOEFICÁCIA COMO PREDITORA DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Rafaela Ferreira da Silva, Silvânia da Cruz Barbosa, Danielle Figueiredo Patrício, Helyssa Luana Lopes

Resumo


Este estudo objetivou analisar a influência da autoeficácia sobre níveis de Burnout em professores do ensino fundamental II em escolas públicas de João Pessoa (PB). Participaram 209 docentes, correspondendo a 62% da população. Aplicaram-se os instrumentos: Maslach Burnout Inventory; Escala de Crenças de Eficácia do Professor e Questionário Sociodemográfico. Foram efetuadas estatísticas descritivas e correlacionais. Os resultados evidenciaram o fator Eficácia Pessoal como preditor das dimensões Exaustão Emocional e Realização Profissional da síndrome de burnout. Recomenda-se priorizar o fortalecimento da eficácia pessoal nos planos de promoção e proteção à saúde do professor.

Palavras-chave: Autoeficácia; Síndrome de Burnout; Professores.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

BANDURA, A. Much ado over faulty conception of perceived self-efficacy grounded in faulty experimentation. Journal of Social and Clinical Psychology, v. 26, n. 6, p. 641-658, 2007. DOI: https://doi.org/10.1521/jscp.2007.26.6.641

BERNARDINI, P. Estudo correlacional sobre autoeficácia e burnout no trabalho docente no ensino superior. 102p. [Dissertação de Mestrado]. Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil, 2017. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jsp

ui/1027

BRAUN, A. C.; CARLOTTO, M. S. Síndrome de burnout em professores de ensino especial. Barbarói, n. 39, p. 53-69, jul./dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/barbaroi/n39/n39a04.pdf

BZUNECK, J. A. Crenças de autoeficácia de professoras do 1º grau e sua relação com outras variáveis de predição e de contexto. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 48, n. 4, p. 57-89, 1996. Disponível em: https://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/Bzuneck.pdf

BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. Crenças de eficácia de professores: validação da escala de Woolfolk e Hoy. Psico-USF, v. 8, n. 2, p. 137-143, jul./dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712003000200005

CARLOTTO, M. S. Síndrome de burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, p. 403-410, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/B6dwZJD6LLTM5QBYJYfM6gB/?format=pdf〈=pt

CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 499-505, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/sqhs5pPk4QB spW3DKXrmxnP/?format=pdf〈=pt

CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G.; OLIVEIRA, M. E. T. Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais. Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240028, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240028

CARLOTTO, M. S.; DIAS, S. R. S.; BATISTA, J. B. V.; DIEHL, L. O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de Burnout em professores. Psico-USF, v. 20, n. 1, p. 13-23, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712015200102

CARVALHO, E. J. G. A educação básica brasileira e as novas relações entre o estado e os empresários. Retrato da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 525-541, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.800

CASTRO, V. G.; TAVARES, T. R. O contexto político e social das políticas educacionais no Brasil: de 1930 a 2017. Acesso Livre, Brasília, v. 7, n. 1, p. 8-24, 2017. Disponível em: https://revistaacessolivre.files.wordpress.

com/2017/06/002_contexto_1930-2017.pdf

CAZARIN, N. I. P. Autoeficácia de professores de línguas estrangeiras e a síndrome de burnout: um estudo exploratório. 126p. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil, 2016. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel

.br/document/?code=vtls000210525

CONSIGLIO, C.; BORGOGNI, L.; ALESSANDRI, G.; SCHAUFELI, W. B. Does selfefficacy matter for burnout and sickness absenteeism? The mediating role of demands and resources at the individual and team levels. Work & Stress, v. 27, n. 1, p. 22- 42, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/02678373.2013.769325

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Edusc, 1999.

FACCI, M. G. D.; URT, S. C. Precarização do trabalho, adoecimento e sofrimento do professor. Teresina: EDUFPI, 2017.

FEDERICI, R. A.; SKAALVIK, E. M. Principal self-efficacy: relations with burnout, job satisfaction and motivation to quit. Social Psychology of Education, v. 15, n. 3, p. 295-320, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s

-012-9183-5

GHOLAMI, L. Teacher self-efficacy and teacher burnout: a study of relations. International Letters of Social and Humanistic Sciences, v. 60, p. 83-86, 2015. DOI: https://doi.org/10.18052/www.scipress.com/

ILSHS.60.83

GONÇALVES, E. V.; FROESELER, M. V. G. Síndrome de burnout em professores da rede pública de ensino. Revista Brasileira de Ciências da Vida, v. 5, n. 3, p. 1-21, 2017. Disponível em: http://jornalold.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/158/155

JACOMINI, M. A.; PENNA, M. G. O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Proposições, v. 27, n. 2, p. 177-202, maio/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0022

LAPO, F. R.; BUENO, B. O. O abandono do magistério: vínculos e rupturas com trabalho docente. Psicologia USP, v. 13, n. 2, p. 243-276, 2002. DOI: http://doi.org/10.1590/S0103-65642002000200014

LEE, M.; GOODMAN, C.; DANDAPANI, N.; KEKAHIO, W. Review of international research on factors underlying teacher absenteeism. Washington: IES, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ ED555740.pdf

LIRA, E. R. B. Síndrome de burnout, percepção de autoeficácia e recursos familiares em docentes universitários. 75p. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil, 2017. Disponível em: https://www1.unicap.br/pergamum3/sumarios/0000a6/00

a621.pdf

LOPES, S. A. Balanço da educação para todos no Brasil. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 129-142, maio/ago. 2016. DOI: https://dx.doi.org/10.24115/S2446-6220201622164p.129-142

MARIANO, M. S. S.; MUNIZ, H. P. Trabalho docente e saúde: o caso dos professores da segunda fase do ensino fundamental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 76-88, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa? id=451844611008

MASLACH, C.; JACKSON, S. E. Maslach burnout inventory: the measurement of experienced burnout. Journal of Ocuppational Behavior, v. 2, n. 1, p. 99-113, 1981. DOI: https://doi.org/10.1002/job.4030020205

MASLACH, C.; LEITER, M. P. Understand burnout: new models. In: COOPER, C. L.; QUICK, J. C. (orgs.). The handbook of stress and health: a guid to research and practice. Chichester, United Kingdom: Wiley Blackwell, 2017. p. 36–56.

MOREIRA, J. A. S. Reformas educacionais e políticas curriculares para a educação básica: prenúncios e evidências para uma resistência ativa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 2, p. 199-213, ago. 2018. DOI: http://doi.org/10.9771/gmed.v10i2.27355

NOBRE, F. C.; CORRÊA, D. A.; NEPOMUCENO, L. H.; NOBRE, L. H. N.; SOUZA, A. J.; SIQUEIRA-FILHO, V. A amostragem na pesquisa de natureza científica em um campo multiparadigmático: peculiaridades do método qualitativo. Revista Espacios, v. 38, n. 22, p. 1-13, 2017. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a17v38n22/a17v38n21 p13.pdf

PELEIAS, I. R.; GUIMARÃES, E. R.; CHAN, B. L.; CARLOTTO, M. S. A síndrome de burnout em estudantes de ciências contábeis de IES privadas: pesquisa na cidade de São Paulo. Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 11, n. 1, p. 30-51, jan./mar. 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.17524/repec.v11i1.1468

PEREIRA, E. A. J. Condições de trabalho docente nas escolas de educação básica no Brasil: uma análise quantitativa. 230p. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQPSG

PEREIRA, T. S. L.; AGUIAR, A. L.; COSTA, S. A. Mal-estar docente: reflexões sobre os desconfortos presentes no desempenho da profissão. Educação e Emancipação, São Luís, v. 8, n. 2, p. 161-181, jul./dez. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.18764/

RABELO, J.; JIMENEZ, S; MENDES-SEGUNDO, M. D. As diretrizes da política de educação para todos (EPT): rastreando princípios e concepções. In:_____. (orgs.). O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015. p. 13-30.

RIBEIRO, L. C. C.; BARBOSA, L. A. C. R.; SOARES, A. S. Avaliação da prevalência de burnout entre professores e a sua relação com as variáveis sociodemográficas. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 5, n. 3, p. 1741-1751, 2015. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.987

RODRIGUES, C. F. S.; LIMA, F. J. C.; BARBOSA, F. T. Importância do uso adequado da estatística básica nas pesquisas clínicas. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 67, n. 6, p. 619-625, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bjan.2017.01.003

ROSA, C. M.; LOPES, N. F. M.; CARBELLO, S. R. C. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 1, p. 162-179, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35982

SALTINI, M. R.; VIDAL, A. G.; OLIVEIRA-SOBRINHO, A. S. Políticas públicas de educação e precarização do trabalho em São Paulo: o abandono da profissão docente na rede pública estadual. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 99-117, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9072/6526

SANCHES, A. P. R.; GAMA, R. P. O mal-estar docente no contexto escolar: um olhar para as produções acadêmicas. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 2, n. 3, p. 149-162, set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.24115/S

-6220201623188p.149-162

SEGATTO, C. I.; ABRUCIO, F. L. A gestão por resultados na educação em quatro estados brasileiros. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 68, n. 1, p. 85-106, 2017. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.762

SHIROM, A. Burnout in work organizations. In: COOPER, C. L.; ROBERTSON, I. (orgs.). International review of industrial and organizational psychology. New York: Wiley, 1989. p. 25-48.

SILVA, E. N. Autoeficácia e bem-estar subjetivo docente. 68p. [Dissertação de Mestrado]. Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil, 2016. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1007

SILVA, F. A.; MAIA, M. F. M.; LIMA, C. A. G.; GUEDES, I. T.; PEDREIRA, K. C.; SILVA, D. A. S.; PETROSKI. E. L. Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 25, n. 2, p. 333-339, 2017. DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0822

SILVA, N. R.; BOLSONI-SILVA, A. T.; LOUREIRO, S. R. Burnout e depressão em professoras do ensino fundamental: um estudo correlacional. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230048, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230048

SKAALVIK, E. M.; SKAALVIK, S. Dimensions of teacher self-efficacy and relations with strain factors, perceived collective teacher efficacy, and teacher burnout. Journal of Educational Psychology, v. 99, n. 3, p. 611-625, 2007. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.99.3.611

SOUZA, I. R.; SANTOS, M. E. R.; ALMEIDA, I. N. S. Mal-estar docente: a saúde do professor nos dias atuais. Humanidades e Inovação, v. 4, n. 2, p. 84-94, 2016.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. O direito à educação básica nas declarações sobre educação para todos de Jomtien, Dakar e Incheon. Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 2, p. 668-681, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ ago.2018.11679

WOOLFOLK, A. E.; HOY, W. K. Prospective teacher’s sense of efficacy and beliefs about control. Journal of Educational Psychology, v. 82, n. 1, p. 81-91, 1990. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.82.1.81


Apontamentos

  • Não há apontamentos.