ORQUESTRA SINFÔNICA: A DOR E A DELÍCIA DE TOCAR

Aline Picanço Siqueira Campos, Denise Alvarez

Resumo


O artigo traz resultados que identificam aspectos ergonômicos relacionados ao trabalho dos músicos de uma orquestra sinfônica. O método principal foi a aplicação de um questionário construído com base no INSAT (Inquérito Saúde e Trabalho), seguido da realização de entrevistas semiestruturadas com 14 músicos dos naipes. Os resultados apontam elementos dos aspectos físicos, ambientais, relacionais e organizacionais, destacando os riscos ergonômicos. Identificaram-se fatores psicológicos que podem aumentar a carga psíquica do trabalho. Apresentam-se encaminhamentos, vindos dos próprios músicos, para transformar essa situação de trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS-DUARTE, C., CUNHA, L., & LACOMBLEZ, M. (2007). INSAT: uma proposta metodológica para análise dos efeitos das condições de trabalho sobre a saúde. Laboreal, 3(2), 54-62. https://doi.org/10.4000/laboreal.12554.

BARROS-DUARTE, C., & CUNHA, L. (2010). INSAT2010 – Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações. Laboreal, 6(2), 19-26. https://doi.org/10.4000/laboreal.8700.

DIMATOS, A. M. M. (2007). Condições de saúde e trabalho de violinistas da Camerata Florianópolis: um estudo de caso (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

MOLINIER, P. (2013). O trabalho e a psique: uma introdução à psicodinâmica do trabalho. Brasília: Paralelo 15.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.