CONVIVENDO COM CATADORES: SAÚDE DO TRABALHADOR E EMPREENDIMENTO SOLIDÁRIO

Matheus Fernandes Castro, Laís Cruz Martins de Miranda

Resumo


Nessa experiência pretendíamos construir, junto com os trabalhadores de uma cooperativa – no interior do estado de São Paulo –, possibilidades de compreensão e intervenção em saúde do trabalhador que fizessem sentido para os trabalhadores, unindo o saber acadêmico/científico ao saber prático construído no cotidiano de trabalho. Para isso, estabelecemos uma convivência semanal com estes trabalhadores. Os frutos desse projeto se apresentaram como pequenas alterações no cotidiano de trabalho, um grande enriquecimento da discussão sobre o tema, no empreendimento como um todo, e um grande desenvolvimento dos acadêmicos que direta, ou indiretamente, participaram desta experiência.


Texto completo:

PDF

Referências


ADDOR, F. Desafios da Economia Solidária no Brasil: uma sistematização da literatura existente. In: Encontro Internacional de Economia Solidária: educação, política e integração da américa latina NESOL, 4., v. 1, São Paulo, 2006.

ALVES, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do trabalho. São Paulo: Cortez, 1999.

______. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRANCALEONI, A. P. L. e BORGES, A. C. G. Saúde e segurança no trabalho em uma associação de reciclagem de Jaboticabal – SP. In VII Seminário de Saúde do Trabalhador e V Seminário O Trabalho em Debate “Saúde Mental Relacionada ao Trabalho” de Franca, 2010.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

______. A cultura no plural. Campinas-SP: Papirus, 1995.

DEJOURS, C. Por uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. In.: CHANLAT, J. F. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo, Atras, 1992.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

HERMETO, C., & MARTINS, A. L. O livro da Psicologia. São Paulo: Globo, 2012

MINAYO-GOMEZ, C.; LACAZ, F. A. C. Saúde do trabalhador: novas e velhas questões. Ciência & Saúde Coletiva, 10 (4): 797-807, 2005.

NEVES, V. F. A. Pesquisa-ação e etnografia: caminhos cruzados. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 1, pp. 1-17, 2006.

SATO, L. . A representação social do trabalho penoso. In: SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano - as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1993.

______. Astúcia e ambigüidade: as condições simbólicas para o replanejamento negociado no chão de fabrica. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia) – USP, São Paulo, 1997.

______. Prevenção dos agravos à saúde dos trabalhadores: replanejando o trabalho através das negociações cotidianas. Cadernos de Saúde Pública, 18 (5): 1144- 1166, 2002.

______. Feira livre: organização, trabalho e sociabilidade. 2006. 205 f. Tese (Livre Docência em Psicologia Social e do Trabalho) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

______; SOUZA, M. Contribuindo para desvelar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em psicologia. In.: MATIAS, M. C. M. & ABIB, J. A. D. Sociedade em transformação: estudo das relações entre trabalho, saúde e subjetividade. São Paulo: EDUEL, 2007. p. 37-56.

______. Trabalho: sofrer? constituir-se? resistir? Psicologia em Revista, 15 (3): 189-199, 2009.

______; ANDRADA, C. F.; ÉVORA, I. M. A.; NEVES, T. F. S.; OLIVEIRA, F. As tramas psicossociais da cooperação e da competição em diferentes contextos do trabalho. Arquivos Brasileiros de Psicologia. 63 (no. spe.): 1-104, 2011.

SÍCOLI, J. L. (2007) Potencialidades e limites da autogestão ao nível da organização do trabalho e suas repercussões à saúde dos trabalhadores: estudo etnográfico da Coopermape - Cooperativa de Reciclagem de Matéria-Prima de Embu. Dissertação (Mestrado Psicologia Social) - Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SINGER, P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

SOUZA, E. C. F. de; OLIVEIRA A. G. R. C. da. (1998) O processo saúde-doença: do xamã ao cosmos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: Editora da UFRN, 1998.

SPINK, P. K. A organização como um fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da Psicologia do Trabalho. Psicologia e Sociedade; n. 8 v. 1, p. 174-192, 1996.

______. Pesquisa de Campo em Psicologia Social: Uma Perspectiva Pós-Construcionista. Psicologia e Sociedade, v. 15, n.2, p. 18-24, 2003.

______. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade, v. 20, edição especial, p. 70-77, 2008.

______. Ética na pesquisa científica. GV-executivo, v. 11, n. 1, janeiro-junho, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.