Atividade interdisciplinar de matemática e ciências por meio da utilização de um simulador para plano inclinado

Wanderley Pivatto Brum, Elcio Schuhmacher, Sani de Carvalho Rutz da Silva

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar a descrição de uma atividade de ensino, ocorrida nas aulas de Matemática e Ciências, com alunos de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de Tijucas, Santa Catarina, durante o mês de novembro de 2013 sobre o tema plano inclinado. A atividade desenvolvida, descrita neste artigo, ocorreu com o uso de um simulador virtual a fim de estudar o tema plano inclinado, bem como o uso de funções na abordagem de um fenômeno físico. Para uma melhor compreensão sobre funções, se partiu de um experimento de física, que representa um corpo em rolagem sobre um plano inclinado. Em geral, os resultados evidenciaram que os alunos perceberam a importância da utilização da matemática no desenvolvimento dos fenômenos explicados pela física e, consequentemente, para sua aprendizagem.

 


Palavras-chave


Atividade interdisciplinar, simulação, Ensino de Matemática e Ciências.

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