The's Dentados: uma assistência divertida e educativa na sala de espera da Clínica Odontológica

Cesar Rogerio Pucci, Rodrigo Máximo de Araújo, Heleine Maria Chagas Rego, Gabriela Souza de Oliveira Pinto, Thais da Silva Alves, Fernanda Alves Feitosa

Resumo


O objetivo do projeto The’s Dentados é trazer atividades lúdicas aos pacientes (crianças, adolescentes e adultos), acompanhantes e familiares nas salas de espera das clínicas de atendimento odontológico, com a finalidade de realizar uma assistência humanizada, informativa e descontraída para o tratamento. O projeto visa ressignificar o atendimento odontológico comumente associado a algo doloroso e desagradável ao paciente. Tendo como fundamento (o método?) RIR - Relaxar: descontraindo o paciente no pré-atendimento, para acalmá-lo e transformar a sala de espera em um lugar mais afável; Informar: instruindo o paciente quanto aos métodos de higiene bucal e qualquer outro assunto pertinente à Odontologia; e Respeitar: entendendo que cada paciente possui suas diferenças. O Projeto envolve alunos de Graduação e Pós-Graduação que desenvolvem atividades por meio de paródias, piadas, coreografias ensaiadas, brindes (escova, fio-dental e dentifrícios), sátiras aos procedimentos corriqueiros de um atendimento odontológico, orientações sobre higiene bucal e outras formas de interação com o paciente. No contato com a população, os medos e expectativas existentes e devidamente diagnosticados possibilitam o ensino e a pesquisa, originando a possibilidade de desenvolver futuros trabalhos diretamente relacionados com as necessidades da comunidade envolvida. Desta forma, articulando as três áreas da Universidade: ensino, pesquisa e extensão universitária, formamos alunos com maior desenvoltura para interagir com os pacientes, atentos às necessidades e à realidade da comunidade em que estão inseridos.

Palavras-chave


Odontologia. Sociedade. Extensão universitária. Humanização da assistência.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.