Ensino e aprendizagem das culturas afro-brasileiras: Epistemologias e documentação cultural

Camila Sousa Trindade, Luna Borges Berruezo, Otávio Bontempo Nunes Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar as experiências do projeto “Tradições afrobrasileiras: Oralidade e o Maracatu de Baque Virado”, desenvolvido como atividade de extensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (Câmpus Guarulhos) e integrado ao programa de pesquisa “Saberes, Práticas, Ensino e Histórias da África e do Brasil em Perspectiva Sul’’. O projeto orientou-se sob a premissa de levar ao universo escolar uma prática pedagógica referenciada em aspectos da cultura afro-brasileira, possibilitando criar um diálogo entre a educação não-formal e a educação formal, bem como, valorizar e reconhecer práticas vivenciais junto aos professores(as) da rede pública de ensino e da comunidade da cidade de Guarulhos-SP. Nesse sentido, houve a intenção de abordar por meio de oficinas práticas aspectos teóricos, socioculturais e históricos da relação África – Brasil, das quais a cultura afro-brasileira e suas memórias corporais e musicais são entendidas como fontes legítimas de produção de conhecimento e documentação cultural.

Palavras-chave


Educação não formal. Cultura afro-brasileira. Saberes vivenciais. Maracatu de baque virado. Documentação cultural.

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