Editorial: A RCE e as atualizações das áreas de avaliação CAPES-QUALIS

José Arnaldo Frutuoso Roveda, Angela Cristina Cilense Zuanon, Maria Candida Soares Del-Masso, Eduardo Galhardo

Resumo


A Revista Ciência em Extensão (RCE) apresenta crescente qualificação na avaliação estabelecida pelos critérios da CAPES. Em áreas recentemente atualizadas a RCE obteve uma progressão representativa em que se destacam os seguintes extratos: B2 na área de planejamento urbano e regional/demografia, e B3 em três áreas de avaliação: Psicologia, Engenharias III, inclusive a Interdisciplinar. Sendo assim, a RCE consolida-se como veículo de divulgação dos estudos, ações e pesquisas extensionistas.

Entre as poucas publicações científicas disponíveis na área da Extensão Universitária temos mantida a periodicidade quadrimensal garantida, e tendo em vista a quantidade de projetos de extensão desenvolvidos na UNESP deparamos com uma questão complexa que é a dificuldade em mesclar a publicação destes trabalhos com os resultados de outras universidades, no que temos obtido êxito há mais de dois anos.

A frequência de visitação da página da RCE, mensurada pela ferramenta Google analytics cujo “plug-in” está ativado no SEER (sistema eletrônico editoração de revistas), mostra que a RCE recebeu desde a publicação do último número em 30 abril de 2013 até 30/08/2013, o total de 21.472 visitas provenientes de 18.366 visitantes oriundos de 55 países, com uma predominância regional (Brasil – 20.508 visitas vindas de 699 cidades). A principal fonte de acesso às páginas da RCE é proveniente de sistemas de busca: 12.484 acessos (58,1%) com pesquisas utilizando 8.919 palavras-chave. Estes dados indicam que não só a comunidade acadêmica da UNESP se vale desse espaço de publicação, mas as advindas de outros locais do país e do exterior.

Assim o espaço da RCE oferece aos leitores, artigos e relatos de experiências diversas que à medida de sua publicação, clarificam conceitos e concepções que envolvem a dimensão da Extensão Universitária.

Neste segundo número de 2013, publicamos seis artigos e sete relatos de experiência extensionistas no total de 13 trabalhos, quatro foram desenvolvidos pela Comunidade da UNESP e nove são provenientes de outras Instituições. Os artigos e relatos são de diversas áreas temáticas de extensão que abrangem basicamente as áreas biológicas, humanidades e exatas com diversidade de temas que caracterizam a multidisciplinaridade da RCE.

O primeiro artigo intitulado INTERVENÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES PSICOLINGUÍSTICAS: REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA, Soares et al. relatam os resultados de um estudo constituído de uma pesquisa associada a ações de extensão, cuja elaboração da casuística contou com duas etapas. A primeira constituiu-se na avaliação individual, em que foram identificadas as necessidades das crianças selecionadas para a segunda etapa caracterizada pela intervenção que consistiu na estimulação das funções psicolinguísticas, sendo esta o foco do presente estudo, das 40 crianças avaliadas considerando-se os componentes fonológico, lexical e semântico da linguagem, cinco crianças foram inseridas no programa de estimulação e demonstraram, após testes aplicados antes e depois da estimulação, o efeito do programa no desempenho psicolinguístico e ganhos referentes ao interesse e à participação das crianças nas atividades escolares foram observados também pelos professores.

Gondim e Santos são autores do artigo AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA EM UMA ESCOLA DE UBERLÂNDIA, MG que teve como objetivo geral organizar uma coleção didática zoológica no laboratório de uma Escola Estadual Frei Egídio Parisi visando à melhoria da qualidade das aulas práticas na escola. Outro aspecto foi investigar as percepções dos alunos do ensino médio quanto às atividades práticas no laboratório de Biologia. As respostas demonstraram a baixa frequência quanto ao uso do laboratório, mas revelaram importantes informações sobre as atividades práticas, ressaltando o grande interesse e expectativa quanto à realização destas atividades práticas. As atividades desenvolvidas na execução deste projeto ressaltam a atividade extensionistas em conjunto com as atividades de ensino e pesquisa.

Ainda numa temática de formação educativa, no artigo CONSCIENTIZAÇÃO DE ADOLESCENTES SOBRE A GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS, foi investigado como se dá a conscientização de adolescentes entre 13 a 16 anos, alunos do ensino fundamental, sobre a guarda responsável de animais antes e após as ações do Projeto “Melhor Amigo”. A partir de vídeos educativos e palestras, foram discutidos os conceitos básicos de bem estar animal, controle de natalidade, prevenção de zoonoses e adoção responsável.

Para verificar a eficácia da ação, os participantes responderam a um questionário antes e após as ações do projeto, verificando inclusive que 87,3% dos adolescentes possuem animais de estimação, aspecto esse que justifica as ações do projeto no sentido preventivo formando proprietários conscientes que irão minimizar possíveis problemas de saúde publica, como o caso da toxoplasmose, por exemplo.

O artigo seguinte intitulado DISCUTINDO A DIMENSÃO POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURAS: ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E IDOSOS analisa a importância que os estudos sobre a educação popular e o método marxista possuem na formação desses futuros profissionais. Essa temática configura-se de fundamental importância em um momento em que a educação enfrenta altos índices de analfabetismo funcional, condição que afeta a vida social e profissional dos indivíduos. Para que esse tema tenha real significado para os graduandos, o estudo sobre a educação popular e sobre o método marxista proporciona aos estudantes a apreensão de suas práticas pedagógicas enquanto esforço dialógico entre teoria e prática.

O texto seguinte analisa que a partir do aumento do número de habitantes no mundo, associado à concentração das populações nas cidades, acarreta problemas quanto à produção exacerbada do lixo e, consequentemente, agravos relacionados com a poluição ambiental. O artigo RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: PROMOVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR desenvolve uma proposta educativa quanto à importância da conscientização sobre a geração, segregação e disposição final dos resíduos sólidos urbanos produzidos visando minimizar os agravos ambientais gerados  pelo uso inadequado e descarte desses materiais.

O artigo OCORRÊNCIA DE TABAGISMO E DEPENDÊNCIA NICOTÍNICA NA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DURANTE UMA CAMPANHA ANTITABAGISMO aborda uma das questões de grande preocupação da sociedade contemporânea. Para compreender o tabagismo entre universitários, os autores investigaram a ocorrência, os fatores de risco e a dependência nicotínica em universitários e frequentadores da universidade. Os investigadores partem de uma análise relacionada ao período de mudança de vida dos alunos quando ingressam na universidade.

O estudo quantitativo foi realizado durante um evento de sensibilização quanto ao uso do fumo em uma Unidade Universitária da UNESP e os dados demonstraram, entre os participantes do estudo, que a ocorrência desse hábito está ligado a fatores sociais e familiares, e a maioria dos investigados maioria apresentou baixa dependência nicotínica.

O primeiro relato de experiência extensionistas intitula-se “A PROTEÇÃO ADMINISTRATIVA DO CONSUMIDOR COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E COM NECESSIDADES ESPECIAIS”, Negrão relata a preocupação com a defesa do consumidor com deficiência e necessidades físicas especiais, destacando a necessidade de fornecimento de bens e serviços de consumo a esta faixa da população. Enfatiza a responsabilidade do PROCON de exigir dos fornecedores que os serviços de consumo estejam disponíveis nesse aspecto, oferecendo as mesmas possibilidades que dispõem aqueles que não possuem necessidades especiais. Neste artigo o autor destaca o prestígio do consumidor viçosense em usufruir de adequada prestação de serviço bancário como indicativo de qualidade da prestação de serviço, onde o PROCON trabalha ativamente na adaptação destes estabelecimentos.

Por meio da implantação de atividades lúdicas para o desenvolvimento de educação nutricional em uma casa de apoio a crianças vítimas de violência familiar, o artigo AVALIAÇÃO DE UMA APROPOSTA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM INSTITUIÇÃO DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA FAMILIAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, desenvolvido por Cunha et al., relata a importância da seleção de alimentos, consumo alimentar e educação nutricional para crianças institucionalizadas. Por meio da observação das atitudes das crianças, dos aspectos cognitivos, dos aspectos comportamentais e aspectos emocionais, os autores concluíram que a proposta levou à melhora da relação das crianças com os alimentos, fazendo com que elas modificassem suas atitudes alimentares.

O artigo intitulado “O USO DE RECURSOS LÚDICOS NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA HOSPITALIZADA” relata a experiência de Projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Enfermagem da PUC de Campinas-SP, o qual desenvolve atividades lúdicas na brinquedoteca ou à beira do leito, no setor de pediatria do Hospital Universitário. Escobar et al. apontam a transformação do ambiente hospitalar, tornando a hospitalização mais amena e melhorando o relacionamento humano entre profissionais, pais e crianças. Com o oferecimento do projeto, os autores observaram que as crianças passaram a comer, dormir e aceitar melhor os procedimentos realizados, o que tranquiliza e seus filhos, melhorando a adesão de ambos aos procedimentos próprios da hospitalização.

No artigo ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA NO AMAZONAS: POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA EM UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA COMO UMA INICIAÇÃO À CIÊNCIA, os autores relatam as atividades desenvolvidas na cidade de Coari, estado do Amazonas, no intuito de despertar o interesse pela Física e principalmente pela Astronomia, em jovens da região. Inúmeras atividades foram desenvolvidas, dentre elas, destacam-se atividades de divulgação científica, palestras, observações do céu noturno e minicursos.

No artigo DIFUSÃO DA FISIOLOGIA ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA o objetivo foi difundir a fisiologia no contexto escolar recorrendo ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Para atingir esta finalidade, docentes da rede pública em educação básica da cidade de Uruguaiana-RS foram capacitados e algumas práticas inovadoras foram inseridas, como por exemplo, a experimentação. Além da ação direta juntos aos docentes e sala de aula, houve também ampla discussão a respeito da inserção destas metodologias no projeto pedagógico da escola, da formação continuada do professor e  do ensino público, a fim de torná-lo mais criativo e interdisciplinar. Como resultado, os docentes que participaram da capacitação relatam que se sentem aptos a utilizar as TICs e a implementar as novas metodologias em sala de aula.

O artigo PROJETO E CONSTRUÇÃO DE JARDIM SENSORIAL NO JARDIM BOTÂNICO DO IBB/UNESP, BOTUCATU/SP apresenta os resultados da implantação de um Jardim Sensorial para atender à comunidade da Região de Botucatu. A principal ação junto à comunidade será a de oferecer um espaço onde os portadores de deficiência, principalmente os visuais e cadeirantes, possam ter um maior contato com a natureza de forma apropriada e planejada. Este jardim também será de imensa utilidade para tratamento fisioterápico e de crianças com dificuldades de aprendizado, segundo os autores.

No artigo A EXPERIÊNCIA DA SAÚDE COLETIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RETRATO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA traz informações sobre vários projetos de extensão realizados na UNESP-FOA desde o ano de 1964 até 2011. Uma pesquisa realizada em  textos oficiais, relatórios, documentos, banco de dados da Pró-reitoria de Extensão e artigos publicados mostra os rumos da extensão universitária dentro da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – FOA, com uma breve descrição de cada um dos projetos de relevância que ocorreram dentro do período mencionado.

Esperamos que com este número da RCE os leitores e autores possam se inspirar tanto nas diferentes ações, projetos e atividades extensionistas para novas reflexões, quanto na redação de artigos científicos, relatos de experiências e também resenhas de livros que tenham como foco os resultados de projetos e programas de Extensão Universitária.

Boa Leitura!!

 


Palavras-chave


extensão universitária, ojs, divulgação científica

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.