Características antropométricas e hábitos alimentares de escolares: fatores indicativos para a educação nutricional

Luiza Cristina Godim Domingues Dias, Caroline de Barros Gomes, Ana Carolina Momentti, Natália Reis Furtado

Resumo


A obesidade infantil está cada vez mais frequente na população, sendo principalmente consequência de erros alimentares. Os escolares com idade entre 5 e 10 anos preferem alimentos coloridos, saborosos e baratos. É a fase em que o hábito alimentar está em formação, por esse motivo é importante desenvolvê-lo de maneira saudável. A avaliação do estado nutricional nessa fase tem como finalidade identificar os escolares em risco nutricional. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi avaliar o estado nutricional e os hábitos alimentares de escolares, matriculados na rede municipal de ensino, com vistas a desenvolver ações de intervenção direcionadas às necessidades da população. O estudo é do tipo transversal do qual participaram 169 escolares, tendo sido feita avaliação nutricional com aferição de peso, estatura e circunferência abdominal (CA); o consumo alimentar foi avaliado mediante Questionário Alimentar e de Atividades Físicas do Dia Anterior (QUAFDA). A análise estatística adotou nível de significância de 95%, e p< 0,05 como nível crítico. Dos dados obtidos, a distribuição por série dos alunos estudados foi homogênea, sendo que 58,6% dos escolares eram do sexo feminino. A maioria dos alunos (49,7%) era eutrófica, contudo a prevalência de excesso de peso foi de 41,5%. Houve associação significativa entre classificação da CA com o estado nutricional. As preferências alimentares de: frutas, arroz/feijão, refrigerante associaram-se de forma significativa à classificação do estado nutricional. Quanto ao local de realização das refeições, 48,5% relatou realizá-las na mesa com a família. Os resultados evidenciaram a necessidade de ações de intervenção nutricional, servindo de embasamento para sua preparação, revelando a importância destas ações no ambiente escolar e familiar. Estes achados fortalecerão este e demais projetos de extensão, estimulando a investigação para a inclusão de outros métodos de avaliação nutricional, com vistas a resultados mais fidedignos e à execução de ações mais efetivas.

Palavras-chave


Nutrição da criança. Estado nutricional. Consumo alimentar. Circunferência abdominal.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.