Dor em pacientes no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais

Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Simony Fabíola Lopes Nunes, Jéssica Pereira da Silva, Robson Mariano Oliveira Silva, Rodrigo Pimentel Viana, Vanessa Oliveira Pereira, Livia Maia Pascoal

Resumo


A dor é uma sensação de desconforto sentida pela maioria dos pacientes no pós-operatório de cirurgias abdominais e torácicas. O presente estudo teve por objetivo avaliar a dor em pacientes adultos no pós-operatório de cirurgias abdominais e torácicas, em um hospital de referência em atendimentos de urgência e emergência no município de Imperatriz – MA, por meio do projeto de extensão universitária intitulado PROJETO DE EDUCAÇÃO SOBRE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS: promovendo educação em saúde aos profissionais de enfermagem e clientes no pré e pós-operatório – PEER da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. O PEER desenvolve atividades de educação em saúde e aplicação de exercícios respiratórios; entretanto, um fator limitante para a realização dos exercícios respiratórios é a dor manifestada pelos pacientes.  Desenvolveu-se um estudo do tipo transversal retrospectiva de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 37 pacientes de ambos os sexos submetidos a cirurgias abdominais e torácicas. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado elaborado pela equipe do PEER, contendo dados socioculturais, bem como o nível de dor sentida através da Escala Numérica Verbal. Segundo os dados obtidos pela Escala Numérica Verbal, 27,03% dos pacientes apresentaram dor intensa no pós-operatório. Os achados apresentados permitem deduzir que a dor tem enfoque relevante pelo seu envolvimento no estado geral do paciente comprometendo a atuação dos extensionistas.

Palavras-chave


Dor. Cirurgias. Saúde. Educação em Saúde.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.