Origami e kirigami: arte e cultura como recurso lúdico e educativo

Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Thais Regina Ueno Yamada

Resumo


Pode-se conhecer um povo por meio de seus bens culturais e artísticos. Na cultura japonesa, o ORIGAMI e o KIRIGAMI são dois importantes representantes desses bens. Apresentam-se nesta trabalho as ações e os resultados do curso “Origami e Kirigami: arte e cultura como recurso lúdico e educativo”. O curso teve como objetivo geral a apresentação dessas duas técnicas orientais em papel e suas potencialidades como recurso lúdico e educativo, ao mesmo tempo em que se buscou introduzir aspectos culturais dessas artes de dobrar e/ou cortar papéis. O ORIGAMI, prática cujo nome deriva da fusão do verbo “oru”, que significa dobrar, com a palavra “kami”, que significa papel, é mais comum do que se imagina e está presente em nosso dia-a-dia. Afinal, ao realizar ações como dobrar roupas, papéis, fazer pacotes, entre outras estamos realizando a prática do origami. Poucos sabem, contudo, os benefícios que a dobradura traz nos campos da Arte, Matemática e Ciência, aliados à sua característica lúdica e recreativa. O KIRIGAMI, técnica mista que, além de utilizar as dobras no papel (como no origami), utiliza cortes (“kiru” – verbo “cortar”), pode ser feito com base em um papel de gramatura maior que do origami e, ao se introduzirem alguns cortes, pode-se dobrá-lo para formar as figuras desejadas. É uma técnica cuja simplicidade chega a impressionar pelos resultados possíveis. Para o curso, realizaram-se oito encontros semanais com duração de quatro horas cada um, totalizando 32 horas. Além das aulas, realizou-se uma visita ao Clube Okinawa, Bauru-SP, onde foi possível uma troca de experiências entre os alunos do curso e o grupo de idosos (fujinkai) origamistas do referido clube. Por fim, organizou-se uma exposição com os objetos produzidos pelos participantes do curso para divulgar os trabalhos dos alunos.


Palavras-chave


Origami, Kirigami, Objetos lúdicos japoneses

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