Levantamento da riqueza de macroinvertebrados que habitam as macrófitas e o sedimento no Igarapé BEEN por alunos de uma escola pública de Humaitá, AM

Lucélia Rodrigues dos Santos, Lidiane Ferreira, João Ânderson Fulan

Resumo


O objetivo deste trabalho foi proporcionar aos alunos do ensino médio a compreensão das principais comunidades de macroinvertebrados que habitam as macrófitas e o sedimento de um igarapé no sul do estado do Amazonas. Foram selecionados 10 alunos que se destacaram na disciplina de Biologia, os quais acompanharam todo o processo de estudo dos macroinvertebrados em passos como coleta, triagem e identificação. As macrófitas foram coletadas como auxílio de um quadrado vazado de 0,09 m2 e uma draga tipo Van Veen com área de pegada de 0,025 m2. Ao todo foram identificados nas macrófitas e no sedimento cinco taxa: Chironomidae, Coleoptera, Hemiptera, Odonata e Oligochaeta. Concluímos que o projeto possibilitou aos alunos um maior conhecimento da fauna de macroinvertebrados que vivem no igarapé localizado bem próximo à escola participante do projeto, assim como um maior entendimento dos conceitos sobre Limnologia. Este projeto poderá estimular os alunos em atividades de pesquisa, assim como demonstrar a importância da fauna local para a preservação dos ecossistemas aquáticos.

Palavras-chave


Bentos. Educação Ambiental. Macrófita. Limnologia.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.