Profissional de Educação Física: interdisciplinaridade no Programa Saúde da Família

Gabriela Martins Gorski, Dante Luís Pereira

Resumo


O objetivo do presente estudo consiste em descrever as ações desenvolvidas no projeto de extensão “Intervenção no Programa Saúde da Família” em um bairro da cidade de Irati-PR, relatando a experiência das práticas corporais, orientadas pelo educador físico, e a ação interdisciplinar com a psicologia e a fonoaudiologia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada mediante entrevista semiestruturada, com duas integrantes do projeto, que representaram a psicologia e a fonoaudiologia. O projeto de extensão foi desenvolvido por meio de um grupo de saúde, realizado uma vez por semana com a participação de 20 crianças do bairro durante dois meses em horários extraclasse, com o intuito de desenvolver as várias dimensões envolvidas no processo saúde-doença, tais como: práticas corporais, higiene, cuidados com a voz e audição, alimentação e cuidados com o meio ambiente. Foram realizados sete encontros que foram descritos em etapas. De acordo com os relatos das acadêmicas, concluiu-se que o profissional de educação física está capacitado para trabalhar junto às equipes de saúde do PSF, pois as ações de práticas corporais podem reduzir os agravos e os danos decorrentes das doenças não transmissíveis, beneficiar a redução do consumo de medicamentos, favorecer a formação de organizações sociais e incentivar a interdisciplinaridade. Além disso, o trabalho interdisciplinar desenvolvido pelas três áreas mostrou-se enriquecedor, contribuindo para o processo de formação ampla de indivíduos, proporcionando às acadêmicas experiência para futura atuação profissional.


Palavras-chave


Profissional de educação física. Interdisciplinaridade. PSF

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. G. B. Atividade física em crianças: promovendo a saúde do adulto. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 3, n. 1, p. 5-6, 2003.

BAGRICHEVSK, M.; ESTEVÃO, A. Perspectivas para a formação profissional em educação física: o SUS como horizonte de atuação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 128-143, 2008.

BENITO, G. A. V. et al. Interdisciplinaridade no cuidado às famílias: repensando a prática em saúde. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 66-72, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria No 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família-NASF. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jan. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da família: uma estratégia de organização dos serviços de saúde. Brasília, DF, 1996.

COQUEIRO, R. S.; NERY, A. A.; CRUZ, Z. V. Inserção do professor de educação física no Programa de Sáude da Família: discussões preliminares. Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 103, 2006.

COQUEIRO, R. S. et al. Nível de atividade física e fatores associados em usuários de uma unidade de saúde da família do município de Jequié-BA. Revista Digital, Buenos Aires, v. 12, n. 115, 2007.

COSTA, A. M.; CREUTZBERG, M. Interdisciplinaridade: percepção de integrantes de um programa de promoção e atenção à saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 20, p. 58-69, 1999.

GALVÁN, G. B. Equipes de saúde: o desafio da integração disciplinar. Revista SBPH, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 53-61, 2007.

GATTÁS, M. L. B. Interdisciplinaridade em cursos de graduação da área na saúde da Universidade de Uberaba-Uniube. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.

MANCOPES, R. et al. Interdisciplinaridade na fonoaudiologia: a concepção do professor. Revista CEFAC, Rio de Janeiro, v. 11, supl. 2, p. 175-182, 2009.

MIRANDA, F. M.; MELO, R. V.; RAYDAN, F. P. S. A Inserção do profissional de educação física no programa saúde da família segundo opinião dos profissionais integrantes do programa em uma unidade básica de saúde da cidade de Coronel Fabriciano –MG. Movimentum: Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, v. 2, n. 2, p. 1-11, 2007.

MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino

aprendizagem? 2003. Dissertação (Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

ROMAGNOLI, R. C. Breve estudo institucionalista acerca do Programa de Saúde da Família. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 525-536, 2009.

SANTOS, M. A. M.; CUTOLO, L. R. A. A Interdisciplinaridade e o Trabalho em Equipe no Programa de Saúde da Família. Arquivos Catarinenses de Medicina, Florianópolis, v. 32, n. 4, p. 65-74, 2003.

SIQUEIRA, F. C. V. et al. Atividade física em profissionais de saúde do Sul e Nordeste do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 9, p.1917-1928, 2009.

SOUZA, J. L. S. A inserção da Educação Física na saúde: reflexões baseadas na prática do SUS. Revista Digital, Buenos Aires, v.16, n. 161, 2011.

ZANNON, C. M. A. C. Desafios à psicologia na instituição de saúde. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 13, n. 1/4, p. 16-21, 1993.

ZORZI, J. L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema de escrita. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.

WARSCHAUER, M. "Lazer e saúde": as práticas corporais no sistema público de Santo André. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.