A organização do ambiente de trabalho com o método 5S – cuidando da saúde do trabalhador

Rosângela Maria Greco, Denise Cristina Alves de Moura, Livia Alves Cinsa, Lidiani Queiroz Pilate, Renata Mercês Oliveira de Faria, Priscila de Olivera Nacimento

Resumo


A extensão universitária tem como finalidade promover a integração entre o ensino e a pesquisa articulada com as demandas da sociedade. Neste sentido é que vimos desenvolvendo o projeto de extensão “Conversas com trabalhadores: prevenindo a doença e promovendo a saúde” em parceria com a Gerência de Saúde do Trabalhador de uma Universidade Pública de Minas Gerais através do projeto “Encontros com a saúde”. Assim, atividades semanais são realizadas com os diversos setores da infraestrutura da instituição, visando à melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida desses trabalhadores. A busca pela melhoria da qualidade vem ganhando ênfase em todos os setores produtivos influenciando diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores. Não sendo essa realidade diferente nos serviços públicos, nos levou a considerar a relevância do tema e a desenvolver este trabalho. Como um método para o alcance da qualidade tem?se os “5S” que provém de palavras da língua japonesa que começam com a letra “S”: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Ele foi à base da implantação da Qualidade Total nas empresas do Japão, e é uma ferramenta que se bem utilizada contribuirá para que se tenha um ambiente favorável e com melhores condições de trabalho. Os objetivos traçados foram: sensibilizar os trabalhadores em relação à importância dos 5S no trabalho; refletir como podem ser implementados no dia a dia; compreender quais são as responsabilidades individuais; estimular a percepção das responsabilidades de cada um com a implantação destas medidas. O tema foi discutido através de uma dramatização em que cada senso foi representado pelas acadêmicas de enfermagem e a docente, para trabalhar com o lúdico e suavizar o tema abordado. Após a dramatização os trabalhadores foram estimulados a refletir sobre a necessidade de aplicar estes Sensos em seus locais de trabalho, considerando este momento como uma semente que necessita ser cultivada por cada um para que possa crescer, expandir e frutificar. Ao final do encontro fizemos uma avaliação sobre tudo o que foi conversado e cada participante expressava sua percepção do dia através de uma palavra. Verificou?se que os objetivos propostos foram alcançados através da sensibilização e interesse dos trabalhadores pelo melhoramento do ambiente de trabalho e a importância de se trabalhar em um ambiente organizado e limpo, para assim ter uma melhor qualidade de vida no trabalho. Através da avaliação realizada ao final do encontro todos emitiram uma percepção positiva em relação ao tema proposto. Este trabalho contribuiu para todos os envolvidos, em relação aos alunos possibilitou aprendizado tanto no que diz respeito ao estudo e discussão do tema trabalhado como na possibilidade do desenvolvimento de um trabalho coletivo. Em relação aos trabalhadores, em contato posterior, foi possível perceber a aplicação ainda que de forma parcial dos Sensos nos locais de trabalho e ainda que tímida alguma mudança de comportamento.

Palavras-chave


Saúde do trabalhador. Qualidade. Educação em Saúde.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.