Restauro do Casarão Gastão da Cunha, São João del Rei, Minas Gerais, Brasil

Fabio Jose Martins de Lima, André Guilherme Dornelles Dangelo, Raquel von Randow Portes, Helena Tuler Creston, Aline Moreira Fernandes Barata, Ana Paula Leal Pinheiro Cruz, Bárbara Lopes Barbosa, Bianca da Silva Marcondes Veiga, Camilo Nascentes Lage, Danilo de Lima Guimarães, Debora Ventorim Barbosa, Isadora de Abreu Cutrim, Itala Karlla Loures Rodrigues, Larissa Ribeiro de Moura, Livea Rocha Pereira, Marcela Delgado Fernandes, Rodrigo Walhiwe Rocha Lima, Tainá de Carvalho Lamoglia, Willian Carlos Areas Mendonça, Eduardo Vasconcelos, Isabela de Abreu Cutrim

Resumo


O trabalho expõe o processo para a elaboração do projeto de restauração, ainda em andamento, do Casarão que pertenceu ao Embaixador Gastão da Cunha, em São João Del Rei/MG. Esta edificação tem proteção por tombamento individual desde o ano de 1938 situada nas franjas da igreja de São Francisco de Assis. A sua inserção à rua Dr. Balbino da Cunha nº190 é imponente e se destaca no conjunto urbano pela marcação das janelas e composição dos elementos da fachada frontal. O Casarão vinculado à linguagem colonial encontra?se em estado de conservação precário, mesmo que com os seus componentes construtivos originais e, neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é encaminhar ações que possibilitem a sensibilização da comunidade para a necessidade imediata da restauração deste patrimônio cultural. O processo tornou necessárias pesquisas de campo e em acervos para que fossem discutidas as premissas relevantes ao projeto, tendo em vista o entendimento do estado de conservação atual da edificação e a sua valorização junto à comunidade. Esta atividade se coloca de maneira relevante como uma ação que envolve ensino, pesquisa e extensão do NPE URBANISMOMG da Universidade Federal de Juiz de Fora, nas interlocuções com o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo Social (LAUS) da Universidade Federal de São João Del Rei. Agradecimentos ao apoio da FAPEMIG e do CNPQ, bem como dos Ministérios da Cultura e das Cidades.

Palavras-chave


Patrimônio cultural. Memória. Participação comunitária.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.