Programa De Extensão Universitária: Perspectivas Emergentes Na Educação Em Ciências

Tatiane Vedoin Viero

Resumo


O estudo teve por objetivo geral investigar como a extensão universitária, realizada por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt), contribui com a socialização do conhecimento e o fortalecimento da extensão no campo da Educação em Ciências. Como objetivos específicos, buscamos: compreender a historicidade das atividades de extensão no âmbito da universidade brasileira e as políticas nacionais de fomento e institucionalização; compreender as origens e as diretrizes do ProExt, bem como a distribuição geográfica e temática das propostas aprovadas nos Editais de 2009 e 2010, no âmbito da Educação em Ciências; e analisar as preocupações temáticas que emergem dos projetos e programas de extensão estudados e como estes vêm contribuindo com a produção e socialização do conhecimento e com a inclusão social. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, do tipo bibliográfica e documental, realizada por meio da Análise de Conteúdo. Na pesquisa documental, foram analisadas legislações referentes à extensão universitária, os projetos e programas submetidos ao ProExt, na linha temática Educação, na sub- área Educação em Ciências, nos Editais de 2009 e 2010. Compreendemos que, historicamente, a extensão insere-se como prática acadêmica que objetiva interligar a universidade, em um diálogo bidirecional, nas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da sociedade. Por meio da Análise de Conteúdo, emergiram cinco categorias na Educação em Ciências: 1) formação de professores, 2) ensino e extensão, 3) popularização da ciência, 4) alfabetização científica e 5) inclusão social. Os resultados expressam grande aproximação das atividades de extensão com as atividades de ensino e grande ênfase à formação de professores de ciências que atuam no sistema educacional. Observamos a preocupação em expandir a formação inicial dos professores. Sobre o ensino e a extensão, destacamos nas ações do ProExt a intencionalidade de propiciar aos professores de ciências métodos e materiais que contribuam com o processo de ensino. Em relação à popularização da ciência, as ações destacam a divulgação científica, as atividades experimentais e a produção de materiais didáticos. A alfabetização científica, por sua vez, vincula-se à formação para a cidadania. Quanto à inclusão social, nas propostas aprovadas no ProExt, percebemos sua inserção na divulgação científica através das ações que objetivam a realização de feira de ciências, laboratórios itinerantes de ciência, cursos, palestras. Assim, compreendemos que o ProExt vem possibilitando a divulgação dos saberes científicos.


Palavras-chave


Extensão universitária. Educação em Ciências. Ensino Superior.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.