Projeto Viajando com a Matemática

Fernando de Souza Bastos, Thaís de Araújo Gonçalves, Rafaela Guimarães Moreira

Resumo


Com o intuito de estimular e promover o estudo de Matemática, além de colaborar com a divulgação desta ciência a potenciais futuros Universitários, foi elaborado e realizado o projeto de extensão “Viajando com a Matemática” que apresentou palestras para alunos do Ensino Médio de Florestal-MG e região e, por meio destas, divulgou informações detalhadas do curso de graduação em Matemática, principalmente da Licenciatura, das possibilidades de bolsas para estudantes em ensino, pesquisa e extensão, sobre o mercado de trabalho do Licenciado em Matemática, áreas de atuação e da pós – graduação. No mesmo projeto, divulga-se a Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV - Florestal e em especial o curso de Licenciatura em Matemática que é oferecido neste campus. Além disso, busca por meio da aplicação de um questionário, analisar o perfil dos estudantes que participam das palestras, potenciais futuros discentes do Campus UFV - Florestal. Para realizar o projeto foi elaborado um calendário de visitas às escolas da região que compreende os meses de abril a outubro do corrente ano, no calendário foi previsto a visita de duas escolas por mês, excetuando o mês de julho, mês de férias escolares. Foram visitadas doze escolas públicas nas cidades de Florestal, Tavares, Itaúna, Pará de Minas, Cláudio e Mateus Leme onde aproximadamente 600 alunos, do terceiro ano do Ensino Médio, assistiram à palestra e 234 destes responderam e devolveram o questionário aplicado. O referido questionário contém cerca de 30 questões que versam sobre fatores sociais, econômicos e culturais dos estudantes, além de questões com o intuito de avaliar o projeto. Os resultados foram bastante positivos, pois além de dar visibilidade ao campus universitário de Florestal, ao curso de Matemática oferecido neste campus e a profissão do Licenciado em Matemática, mostramos para os estudantes das escolas visitadas que a Universidade oferece meios para a sua permanência, por meio de auxilio moradia, alimentação e de vários tipos de bolsas que eles podem conseguir durante a sua graduação, estimulando, possivelmente, estudantes que talvez nem fizessem o vestibular.


Palavras-chave


Divulgação. Educação. Licenciatura.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, J. L. et al. Panorama dos recursos humanos em matemática no Brasil: premência de crescer. Documento, 2001.

Disponível em: http://www.geocities.ws/joaolucasbarbosa/livros/panmat.pdf. Acesso em: 29 out. 2012.

BARROS, R. P.; MENDONÇA, R.; BLANCO, M. O mercado de trabalho para professores no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, ANPEC, 29., 2001, Salvador. Anais... [S.l.]: ANPEC, 2001.

BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Tradução de Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

CLEMENT, L. et al. Palestras para alunos do ensino médio: uma forma de divulgação científica. UDESC em Ação, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2010.

GOMES, A. M.; MORAES, K. M. A Expansão da educação superior no Brasil contemporâneo: questões para o debate. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu, MG. Anais... Caxambu: ANPED, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Indicadores econômicos. Brasília, DF: Ministério do Planejamento, 2006. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=774. Acesso em: 29 out. 2012.

MELO, P. A.; LUZ, R. J. P. A formação docente no Brasil. Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe - IESALC. Florianópolis: UFSC, 2005.

SANTOS, P. L. B. A política de ampliação da oferta do ensino superior: democratização? Democratizar, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2008.

SCHWARTZMAN, S. A revolução silenciosa do ensino superior. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES/USP), 2000.

ZAINKO, M. A. S. A política de expansão e os desafios da educação superior no Brasil. Cadernos do Professor, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 35-50, 2009.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.