Formação de professores: um espaço que possibilita trabalhar a educação emocional e compreender o estresse do professor
Resumo
Palavras-chave: Formação de Professores, Educação emocional, Estresse.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. Petrópolis: Vozes, 1999.
BOCK, A. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
CURY, A. Treinando a emoção para ser feliz. São Paulo: Academia de Inteligência, 2001.
DE LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
FRITZEN, S. F. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Vozes, 1996.
GOLEMAN, D. Inteligência social: o poder das relações humanas. Rio de Janeiro: Campus, 2007a.
______. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 25. ed. Rio de janeiro: Objetiva, 2007b.
GRANJEIRO, M. V.; ALENCAR, D. T.; BARRETO, J. A síndrome de burnout: uma revisão de literatura. Saúde Coletiva: Coletânea, Cariri, n. 2, nov. 2008. Disponível em: http://coletanea2008.no.comunidades.net/index.php. Acesso em: 26 abr. 2012.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
ISAIA, S. M. A. Na tessitura da trajetória pessoal e profissional: a constituição do professor não ensino superior. In: ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D.; MACIEL, A. M. R. (Org.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: UFSM, 2009. p. 96-105.
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da educação superior. In: ENGERS, M. E.; MOROSINI, M. (Org.). Pedagogia universitária e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 153-165.
______. Construção da profissão docente: possibilidades e desafios para a formação. In: ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D.; MACIEL, A. M. R. Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: UFSM, 2009. p. 163-176.
MIRANDA, S. Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários. Campinas: Papirus, 2003.
MONTEIRO, D. S. A. et al. Resiliência e pedagogia da presença: intervenção sócio-pedagógica no contexto escolar. In: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em foco. Vitória, 2001. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam01.htm. Acesso em: 12 de maio 2012.
MYERS, D. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, M. A. Administrando o estresse: com técnicas de programação neurolinguística. São Paulo: Ed. Gente, 1996.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva do oficio de professor: profissionalização e razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIRES, W. R. Dos reflexos a reflexão: a grande transformação no relacionamento humano.Campinas: Komedi, 2001.
SABBI, D. Sinto, logo existo: inteligência, emoções e autoestima. Porto Alegre: Alcance, 1999.
SAMPAIO, D. M. A pedagogia do ser: educação dos sentimentos e dos valores humanos. Petrópolis: Vozes, 2004.
SANTOS, J. O. Educação emocional na escola: a emoção na sala de aula. 2. ed. Salvador: Faculdade Castro Alves, 2000.
STRAUB, R. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
VOLI, F. A auto-estima do professor: manual de reflexão e ação educativa. São Paulo: Loyola,1998.
YOZO, R. Y. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Ágora, 1996.
ZAYAS, E. L. O paradigma da educação continuada. Porto Alegre: Penso, 2012.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.