Editorial

Maria Candida Soares Del-Masso, Eduardo Galhardo, Ângela Cristina Cilense Zuanon

Resumo


A Revista Ciência em Extensão (RCE) da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), da UNESP, apresenta neste número 13 artigos, sendo 4 deles de docentes da UNESP, visando atingir os parâmetros exigidos para progressiva qualificação deste veículo de valorização das atividades de extensão universitária.

O primeiro artigo deste volume, intitulado ACESSO, SEGURANÇA E USO DE MEDICAMENTOS POR USUÁRIOS, apresenta o estudo realizado por docentes da UNESP e UNIFESP com o objetivo de identificar as famílias que apresentem estoque e façam uso de medicamentos, bem como avaliar as condições de armazenamento, segurança e uso desses medicamentos. O estudo realizado em um município do estado de São Paulo visitou 118 domicílios observando que a maioria possui estoque de medicamentos feito de forma inadequada ou insegura ou apresenta especialidades com falta de identificação e segurança, o que pode levar a intoxicações ou inefetividade terapêutica, além de medicamentos vencidos e uso de automedicação. Os dados do estudo demonstraram que a Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS carece principalmente de iniciativas sociais com ações voltadas ao usuário de medicamentos que promovam o URM, agindo na extensão primária da promoção de saúde, o que pode ser feito por meio da presença do farmacêutico como gestor da Assistência Farmacêutica sendo o elo entre o usuário de medicamentos e o médico e identificando, corrigindo e prevenindo os problemas do uso de medicamentos por meio da Atenção Farmacêutica e de intervenções educativas com parcerias entre a ESF e as universidades, contribuindo igualmente para a formação de um profissional que não possua apenas uma visão tecnicista, mas que também tenha vivência assistencial e humanística e desenvolva uma visão mais ampla e multidisciplinar sobre a promoção da Assistência Farmacêutica.

O artigo seguinte USFMAT: PROJETO DE EXTENSÃO QUE ARTICULA MATEMÁTICA E INFORMÁTICA VISANDO CONTRIBUIR À INCLUSÃO SOCIAL apresentou o resultado de um estudo que utilizou conceitos de matemática e informática, ministrado por alunos da UNIOESTE a um grupo de alunos o município de Catanduvas, PR, que cursavam o ensino médio e estavam próximos ao ingresso no mercado de trabalho ou em uma Instituição de Ensino Superior. Os resultados apresentados demonstraram a significativa contribuição dessa atividade de extensão junto aos alunos que participaram do projeto, desde aplicações de conhecimentos em seu dia a dia, como também para conhecimento na preparação para o concurso vestibular. Outro aspecto observado foi a evolução dos alunos ministrantes das aulas que ao realizarem essa atividade tiveram um primeiro contato com a docência e um aprimoramento em sua formação como graduandos.

 

O texto denominado A PERCEPÇÕES DOS MÉDICOS A RESPEITO DO ACONSELHAMENTO GENÉTICO DO CÂNCER: O EXEMPLO DO CÂNCER COLORRETAL discutido por Moreira e Melo, avaliou as percepções de 10 médicos do município de São Carlos, SP, acerca da genética do câncer em geral e do câncer colorretal em particular demonstrando baixa adesão de participação no estudo. A proposta visou estruturar um programa eficiente de educação permanente aos profissionais de saúde, contribuindo para construção de uma linha de cuidado integral para pacientes com doenças genéticas, além da atualização dos profissionais às descobertas recentes da genética e do aconselhamento genético do câncer.

O artigo seguinte ZOONOSES E POSSE RESPONSÁVEL: PERCEPÇÃO E ATITUDES ENTRE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL apresentou a experiência de um projeto educativo junto a alunos do ensino fundamental de quatro escolas públicas localizadas na periferia do município de São Luís, estado do Maranhão, com o intuito de informá-los acerca da posse responsável dos animais. Os resultados apresentados demonstraram que a sensibilização das crianças não apenas sobre doenças transmitidas por animais, mas sobre posse responsável, constituiu-se em  um instrumento importante para a promoção da saúde pública e para a redução dos riscos de transmissão de zoonoses.

O texto seguinte CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ÁREA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS, resultado de um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados, visou a capacitação dos profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família do município de Dourados/MS para a prevenção, identificação precoce e encaminhamento de casos de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes. Os dados apresentados no texto demonstraram que a partir dos encontros muitos profissionais de saúde mudaram conceitos e representações acerca da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, favorecendo a sua prevenção a partir do engajamento no combate a esse problema social que afeta a vida de crianças e de adolescentes brasileiros.

Mediante as atividades de futsal, sendo um dos esportes mais praticados no país, os autores do artigo ANÁLISE DO DESEMPENHO ISOCINÉTICO DE JOELHO EM ATLETAS DE FUTSAL, analisaram o desempenho isocinético da musculatura extensora e flexora dos joelhos em atletas profissionais de futsal com a realização de um estudo observacional, analítico do tipo transversal, sendo desenvolvido em uma atividade de extensão universitária. Os principais resultados indicaram um pico de torque maior na musculatura do lado dominante em baixa velocidade angular, um déficit inexpressivo para os extensores, porém importante na musculatura flexora e um desequilíbrio muscular bilateral traduzido por baixos valores na relação agonistas/antagonistas. Os dados obtidos a partir dessa avaliação isocinética demonstram ainda, importantes assimetrias musculares que poderiam levar a lesões músculo-esqueléticas devendo ser utilizados como ferramenta de prevenção destas lesões.

O artigo seguinte discute uma temática de fundamental relevância no meio acadêmico que é a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão universitária. Assim, os autores caracterizaram a extensão a partir das três grandes tradições das Ciências Sociais, classificando-a em técnica, prática e crítica e definindo que só se pode falar sobre a indissociabilidade a partir de uma concepção crítica de conhecimento. O texto ANALISANDO UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO CRÍTICA relatou a experiência a partir de uma ação extensionista, com base na tradição proposta pelas Ciências Sociais, apontando as possibilidades e os limites dessa concepção teórica.

GIBI EDUCATIVO: ENTENDENDO A HIPERTENSÃO apresenta uma proposta educativa, em quadrinhos, discutindo aspectos da hipertensão, informando que é uma doença crônica, multifatorial e considerada como um dos fatores de risco cardiovasculares mais comuns na população. Assim, a elaboração do material educativo sobre hipertensão, idealizado no formato de ‘gibi’, com informações básicas sobre processos fisiológicos sobre pressão arterial e os cuidados para evitar hipertensão, de uma maneira inovadora e esclarecedora, foi uma forma interessante em trabalhar com essa temática junto aos alunos, possíveis multiplicadores do tema.

Outro tema de significativa importância frente ao momento da inclusão de pessoas com deficiência no meio social discute a equoterapia como método terapêutico particularmente na atenção a pessoas com deficiência intelectual. O artigo FLEXIBILIDADE MUSCULAR EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SUBMETIDOS À EQUOTERAPIA: ESTUDO DE CASOS analisou a flexibilidade da cadeia muscular posterior, antes e após cada sessão, bem como sua evolução com o tratamento. Os resultados do estudo demonstraram um ganho de flexibilidade da cadeia muscular posterior dos praticantes sugerindo que a Equoterapia é um método eficaz por promover melhora da flexibilidade em praticantes com Deficiência Intelectual.

O texto seguinte VALOR NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR OFERECIDA EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, teve como intuito avaliar o valor energético e nutricional das preparações da merenda escolar oferecidas aos escolares matriculados na rede municipal de ensino de Botucatu, estado de São Paulo. Foram avaliados os macronutrientes (proteínas, lipídeos), energia, vitaminas A e C, cálcio, zinco, ferro, magnésio e o sódio, além da fibra alimentar, por meio de software para avaliação dietética, de acordo com cardápios oferecidos. Os dados observados foram comparados com os padrões estabelecidos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os resultados evidenciaram a necessidade de adequações no conteúdo nutricional das preparações oferecidas aos escolares, uma vez que essas representam significativo complemento na alimentação diária para a população em questão.

O artigo O ENSINO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS: UM ESTÍMULO À APRENDIZAGEM apresentou os resultados de um projeto de extensão universitária para o ensino de informática junto a crianças na faixa etária entre 5 e 7 anos de idade utilizando o computador como mediador da aprendizagem e contato com novas tecnologias, auxiliando no desenvolvimento motor e raciocínio lógico mediante brincadeiras educativas. Os resultados demonstraram que o curso contribuiu para a inclusão digital das crianças, além de exercitar a sua percepção visual e auditiva, sua coordenação motora e memorização, desenvolvendo habilidades essenciais ao seu processo de alfabetização.

As feiras ou mostras de ciências como uma das ações de extensão universitária, tem-se constituído em importante espaço pedagógico para o desenvolvimento de diversas habilidades pelos estudantes, que muitas vezes não ocorrem em espaço formal de sala de aula. No artigo FEIRAS DE CIÊNCIA: UM INCENTIVO PARA DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA é relatada a 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba, como um espaço para que estudantes e professores pudessem apresentar trabalhos realizados na escola básica. O autor descreve que os resultados obtidos com a realização desse evento cumprem as metas para as quais foi planejado e aponta para a consolidação e continuidade dessa atividade de extensão universitária com com periodicidade anual, em razão de mudanças na realidade com que eventos similares são realizados na cidade e na região.

O último artigo deste volume intitulado CIÊNCIAS FÍSICAS E POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA NA CHAPADA DIAMANTINA – BAHIA. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA apresenta a proposta de um programa de popularização de Ciências, realizado pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, na região da Chapada Diamantina, com ênfase em várias áreas das Ciências Físicas, particularmente em Astronomia. Mediante palestras, minicursos e realizações experimentais, de conceitos e teorias das Ciências Físicas e de suas relações com o cotidiano, os participantes puderam ter acesso a esse conhecimento que será útil para o seu cotidiano de vida.

Finalmente, gostaríamos de ressaltar que a RCE ao abrir espaço para a publicação vinda de outras Universidades e de outros espaços acadêmicos possibilita a criação de uma rede informacional valorizando, cada vez mais, as atividades de Extensão Universitária.

Assim, uma vez mais convidamos os leitores a dividirem conosco os artigos que versam sobre essa temática encantadora da Universidade: a Extensão Universitária!


Palavras-chave


extensão universitária, divulgação científica

Texto completo:

Editorial em PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.