Projeto e construção de jardim sensorial no jardim botânico do IBB/UNESP, Botucatu/SP
Resumo
O trabalho intitulado “Natureza para todos: Recanto Sensorial no Jardim Botânico do Instituto de Biociências (IB) UNESP / BOTUCATU / SP” teve por objetivo possibilitar a ampliação das atividades do Jardim Botânico do IBB, com a implantação de um Jardim Sensorial para atender principalmente pessoas com necessidades especiais. Foram construídos 2 canteiros nos quais foram incluídas plantas com diferentes texturas, aromas e formas que possibilitarão a integração de pessoas com necessidades especiais à natureza.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
DETONI, M. Jardins feitos para pegar, ver e cheirar as atrações. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 set. 2001. Disponível em: http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/imprescindivel/id200901.htm. Acesso em: 9 jun. 2008.
BAPTISTA, G. C. S.; EL-HANI, C. N. Investigação etnobiológica e ensino de biologia: uma experiência de inclusão do conhecimento de alunos agricultores na sala de aula de biologia. In: TEIXEIRA, P. M. M. (Org.). Ensino de Ciências: pesquisas e reflexões. Ribeirão Preto, SP: Holos Ed., 2006.
COSTA, M. L. M. N. (Org.). Diversidade biológica nos jardins botânicos brasileiros. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Jardins Botânicos, 2004, 99 p.
CHIMENTTHI, B; CRUZ, G. Jardim sensorial: um jardim deve ser possível para todos. Casa & Cia.arq, Niterói, RJ, 2007. Disponível em: http://www.casaecia.arq.br/jardim_sensorial.htm. Acesso em: 16 abr. 2008.
BAPTISTA, A. S.; FRANÇÃO, P.; MARCHESE, D. M. A. Jardim sensorial. Centro de Pesquisa e Estudo de Fisioterapia em Pediatria. São Paulo: UNISA, 2008. Disponível em: http://www.cpep-fisio.com.br/producao/paineis/iniciacao/jardim.html. Acesso em: 16 abr. 2008.
ELY, V. H. M. B. et al. Jardim universal: espaço público para todos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 14., 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: ABERGO, 2006.
LEÃO, J. F. M. C. Identificação, seleção e caracterização de espécies vegetais destinadas à instalação de jardins sensoriais táteis para deficientes visuais em Piracicaba (SP), Brasil. 2007. 133 p. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, Piracicaba, SP, 2007.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, 2002.
RISTOW, F. Jardim sensorial: muito mais que um jardim. Portal do Voluntário, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://portaldovoluntario.v2v.net/posts/756. Acesso em: 10 jun. 2008.
VEIGA, C. B. Jardim sensorial. Natureza, São Paulo, ano 21, n. 245, jun. 2008. Disponível em: http://www.olhosdepesquisador.blogspot.com/2008/06/matria-publicada-na-revista-natureza.html. Acesso em: 10 out. 2008.
WILLISON, J. Educação ambiental em jardins botânicos: diretrizes para o desenvolvimento das estratégias individuais. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Jardins Botânicos, 2003.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.