Editorial

Maria Candida Soares Del-Masso, Eduardo Galhardo, Angela Cristina Cilence Zuanon

Resumo


A Revista Ciência em Extensão (RCE) publicação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP cumpre o seu papel colando em prática o conceito da Extensão Universitária proposto pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX, 2006) que é a práxis educativa com base no princípio da indissociabilidade. Esse Fórum define a Extensão Universitária como:

Processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão [Universitária] é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àqueles conhecimentos. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequência a produção do conhecimento do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão [Universitária] é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social (FORPROEX, 2006, p. 21[2]).

Considerando a definição de Extensão Universitária, a RCE disponibiliza espaço para que extensionistas, servidores docentes e técnico-administrativos, assim como discentes de graduação e de pós-graduação, tenham "trânsito assegurado" (FORPROEX) e divulguem os saberes construídos, socializando-os não só com a comunidade acadêmica, mas com a sociedade como um todo.

Nesse sentido, a RCE abre espaço para a publicação vinda de outras Universidades e de outros espaços acadêmicos inaugurando uma nova fase que vem ao encontro das propostas envidadas pelo Conselho Editorial que visa à diminuição da endogenia. Dos 5 artigos científicos e 7 relatos de experiências que compõem este volume, somente um artigo é de docente da UNESP, sendo os demais de profissionais de outras universidades e espaços acadêmicos.

[2] FORPROEX. Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e a Flexibilização Curricular: uma visão da Extensão. Porto Alegre: UFRGS ; Brasília: MEC/SESu, 2006.

Texto completo:

Editorial - PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.