Carta ao Leitor

Maria Amélia Máximo de Araújo

Resumo


A Revista Ciência em Extensão nestes últimos anos tem recebido um considerável número de artigos para submissão, o que demonstra a visibilidade que pouco a pouco é conquistada graças ao incessante trabalho de seu editor e comissão assessora. Nos sete anos de existência já publicou 226 artigos sendo: 36% na área de saúde, 20% na educação, 13% em Ciências Agrárias e Veterinárias, 10% relacionados ao Meio Ambiente, 4% em Direitos Humanos, Política e Economia e Espaços Construídos e 9% em outras áreas relacionadas à Extensão Universitária. As indexações já conseguidas no LATINDEX, PKP (Public Knowledge Project) e IBICT além do selo Cultura Acadêmica da Fundação Editora da UNESP, garantem a revista credibilidade e possibilidades para em breve atingir novos e mais elevados credenciamentos. Para tanto, sua periodicidade e aumento no número de publicações anuais vem ocorrendo sistematicamente, além de publicações de autores externos a esta Universidade, diminuindo a endogenia do periódico, contribuindo para sua qualidade e transparência. Destaca-se ainda que a Revista Ciência em Extensão é uma das únicas nesta área a possuir indexação e, portanto possibilidades de crescimento em curto espaço de tempo, desde que mantenha as características até então obtidas. A Extensão Universitária corresponde à área acadêmica mais recente nas Universidades e como tal necessita de muita divulgação e esclarecimentos, para que possa ser compreendida e integrada ao trabalho acadêmico, sem a interpretação indevida de área secundária e assistencialista. A Extensão Universitária se articula com o Ensino e a Pesquisa e busca a melhoria de vida da sociedade, sendo também geradora de conhecimento científico qualificado e responsável pela produção acadêmica das Universidades. Portanto, veículos que possibilitem a divulgação dos projetos e experiências em Extensão, tornam-se cada vez mais necessários, uma vez que os docentes e alunos se interessam pela área e tem necessidade de publicar suas experiências, para que os trabalhos se materializem e a divulgação ocorra amplamente. Neste sentido a Revista Ciência em Extensão, em versão on-line, recebeu de janeiro a dezembro de 2011, 30.405 visitas de 65 países, medida realizada pelo Google Analytics. Esperamos para o próximo ano adquirir novas indexações e assim elevar cada vez mais a qualidade deste tão necessário periódico.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.