Desenvolvendo ações e construindo saberes: o cinema como práxis sociopolítica

Dannyel Brunno Herculano Rezende, Daniele Paula da Silva, Louise Kaline de Almeida Santos, Maria Natália Sousa de Lima, Marielle Nóbrega Rodrigues, Valdelúcia Paulino de Morais

Resumo


O presente relato tem por objetivo ambição expor as atividades e experiências de campo desenvolvidas por alunos graduandos do Curso de Ciências Sociais (UFRN) na Vila de Ponta Negra (Natal/RN). Tais atividades ocorreram durante o 1º e 2º semestres de 2010, por meio do Projeto Cinema-debate nos Bairros, ofertado pelo departamento do referenciado curso, em cumprimento da disciplina ACC – Atividade Curricular em Comunidade. Nesse sentido, era diretriz principal do projeto a construção de um lócus que possibilitasse aos discentes a realização das atividades de extensão. Tais atividades foram assumidas, pelos alunos, no perfil expectativo de utilização do cinema como um intermediário na construção de saberes, adotando como eixo importante do desenvolvimento das ações uma prática, social e política, de dimensão crítica e transformadora. Com efeito, o grupo da 3ª edição do projeto pôs em realidade tais propostas na medida em que, avocando o cinema de forma engajada, buscou criticamente produzir alterações práticas na Vila, ao passo que se construíam, no processo, como sujeitos de aprendizado. A metodologia utilizada pelo grupo focalizou o diálogo e a comunicação (FREIRE, 1967;1970) como vertentes fundamentais de construção de horizontalidades, passo importante para o desenvolvimento das ações. Evidenciou-se, de forma geral, em todo o processo, desafios e realidades sociais e humanas de difíceis transformações, mas, verdadeiramente, possíveis de superação.

 


Palavras-chave


Cinema-debate nos bairros. Vila de Ponta Negra. Práxis sociopolítica. Diálogo. Transformação social.

Texto completo:

PDF

Referências


CASCUDO, Luiz da Câmara. A história da cidade do Natal, 2. ed. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1985.

CORADINE, Lisabete. Cenário e imagens das cidades litorâneas do nordeste do Brasil.

Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

CULTURA NA VILA. Disponível em: www.revistacatorze.com.br. Acesso em 04 dez. 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação: São Paulo: Expressão

Popular, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico do Rio

Grande do Norte 2005. Rio de Janeiro, 2005.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural,




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.