Confraria da biblioteca: ambientes de reflexão sobre as tecnologias de informação e comunicação e recuperação da informação

Lucirene Andrea Catini Lanzi, Edberto Ferneda, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti

Resumo


Considerando que o papel do bibliotecário escolar vai além de ser um mediador de informação, atuando como um verdadeiro educador/colaborador pensa-se relevante que ele atue compartilhando com professores a tarefa de instigar a aquisição do conhecimento. Somado a isso, entende-se que o profissional da Ciência da Informação ao lidar com crianças e adolescentes deve-se atentar para o perfil tecnológico que os configura como nativos digitais, familiarizados e totalmente inseridos nos ambientes online e ferramentas de comunicação. Levando em conta estes aspectos e buscando preparar os estudantes para pesquisas e para a recuperação da informação a biblioteca escolar do Colégio Cristo Rei de Marília/SP criou um blog e passou a contar com perfis em redes sociais como Facebook e Twitter. Mas, a grande mobilização foi a implementação da Confraria da Informática que teve início em fevereiro de 2011 e acontece todas as sextas-feiras no período da tarde nas dependências do Colégio. Na confraria há reuniões onde alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental se reúnem e conversam sobre o tema proposto com mediação da bibliotecária da instituição e alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. Alguns dos temas tratados nestes encontros foram a utilização e layout de blogs, história da tecnologia, diferenças entre tablets, recursos de câmeras fotográficas, recursos do PowerPoint versão 2010, jogos digitais. O diferencial da confraria é que todos são detentores de informação e, enquanto aprendem, também ensinam proporcionando mais dinamismo e promovendo uma ruptura com o modelo considerado tradicional. Entre os objetivos que nortearam a elaboração e realização da confraria da informática na biblioteca escolar do Colégio Cristo Rei estão: motivar os alunos a usar a biblioteca  para consulta, pesquisa ou leitura do acervo disponibilizado; estimular a participação dos estudantes nos eventos e atividades promovidas pela biblioteca escolar;aproximar alunos de diversas idades em torno de um tema comum, favorecendo a troca de ideias, fortalecendo a argumentação e a criticidade; instruir os alunos com relação as TIC e buscas informacionais eficientes em ambientes digitais; incentivar os alunos para a aquisição de conhecimento de forma espontânea, porém, comprometida. Após a implantação da Confraria da Informática na biblioteca escolar do Colégio Cristo Rei de Marília percebeu-se inúmeras modificações com relação ao desempenho dos alunos e seu posicionamento em relação ao aprendizado e a tecnologia: maior aproximação dos alunos em relação à biblioteca, comprovada pelo aumento no volume de empréstimo de livros e periódicos disponibilizados no acervo; adesão mais consistente dos alunos aos eventos do Colégio;participação ativa para aquisição de recursos para investimento na biblioteca; opiniões e sugestões dos alunos no dia a dia da biblioteca escolar, especialmente na aquisição de novos títulos e otimização do interesse por novas atividades com objetivo de adquirir novos conhecimentos.


Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação. Biblioteca Escolar. Recuperação da Informação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.