O projeto político-pedagógico como elemento essencial para uma escola pública de qualidade

Maria Izaura Cação, Franciele Tenório da Costa

Resumo


Para pensar em uma escola de qualidade, que vê o aluno e sua formação para a cidadania como elemento principal e cujo pressuposto garanta os conhecimentos básicos para uma consciência autônoma, é fundamental remeter-se à forma de organização do seu trabalho, ao contexto em que está inserida, às dificuldades encontradas, às ações e objetivos, enfim, à visão geral desta instituição. Assim, ver o Projeto Político-Pedagógico (PPP) como um instrumento organizador de todo trabalho do coletivo escolar e ainda como norteador da escola, a fim de que esta não se perca em suas metas, torna-se requisito essencial para alcançar uma escola pública, democrática e de qualidade. Desse modo, o PPP, ao dar conta dos mais diversos âmbitos da escola como o financeiro, o pedagógico e político-social, pressupõe interferência direta não apenas no processo de ensino e aprendizagem, mas também no currículo que pode assumir duas perspectivas, dois lados. Um como legitimação de um poder imposto, já que por ele perpassam todas as ações escolares, tornando-se um instrumento controlador. E outro, como um instrumento de ação transformadora, já que, refletindo e planejando uma ação específica e executando-a como verdadeira práxis, promoverá uma educação transformadora com novas possibilidades para os alunos. Entende-se, então, que o verdadeiro sentido do PPP é refletir sobre a prática em sala de aula, sobre o modo como se concebe a educação, o aluno, a sociedade, dentre outros, para então estabelecer um rumo, traçar ações para alcançar um ensino de qualidade. Neste sentido, o objetivo deste projeto de pesquisa é ir a campo para analisar, entender e dar suporte para a escola no que tange ao processo de conscientização e entendimento, tanto dos professores como dos demais funcionários, alunos e comunidade em geral na elaboração; construção; bem como â própria execução do PPP de forma comprometida pela equipe escolar, com uma ação conjunta, participativa e democrática para alcançar os objetivos da escola. Assim, utiliza-se a pesquisa bibliográfica com levantamento de dados da escola, bibliografias sobre o tema, para discussões, fundamentação teórica e como complemento a pesquisa-ação, que tem como princípio a participação e cooperação no processo da situação investigada com os demais agentes escolares, na busca de ações significativas e auxiliando nas resoluções dos problemas enfrentados pelo coletivo. Compreende-se, mesmo não havendo sido  iniciadas as atividades, que seja um tema relevante, por tratar-se de um assunto complexo, de grande importância para a vida escolar e por envolver muitas dimensões, considerando, ainda, que poucas escolas conseguem desenvolver o PPP de modo a organizar o trabalho em seu interior, assim esta investigação demanda um resultado parcial, pois este é um processo contínuo que a escola desenvolverá ao longo do tempo.


Palavras-chave


Escola pública democrática. Currículo como práxis. Projeto político-pedagógico

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.