Programa Osteovida: proposta multidisciplinar para orientação, avaliação e tratamento de pacientes com osteoporose

Ariane Diane Morais Nunes, Karen Mayuri Kato, Marcelo Tavella Navega

Resumo


O processo rápido de envelhecimento da população brasileira vem sendo ultimamente enfatizado, particularmente no que se refere a suas implicações sociais e em termos de saúde pública. A queda da mortalidade (principalmente a infantil), a redução da fecundidade e o aumento da expectativa de vida resultam no envelhecimento da população e aumento das taxas de doenças crônico-degenerativas, entre as quais a osteoporose. A osteoporose é uma doença sistêmica que resulta em reduzida massa óssea e deterioração da micro-arquitetura do tecido ósseo, levando à fragilidade mecânica e conseqüente predisposição a fraturas. A doença é considerada uma importante questão de saúde pública mundial devido a sua alta prevalência, em função dos seus efeitos devastadores na saúde física e psicossocial, com grandes prejuízos financeiros. O presente projeto tem como objetivo oferecer orientações, avaliações e tratamento em grupo para indivíduos com diagnóstico densitométrico de osteoporose ou osteopenia e analisar os efeitos destas intervenções. A amostra será constituída por indivíduos com diagnóstico de osteoporose ou osteopenia, ou ainda idosos que tenham interesse em participar do programa proposto. Como critério de classificação dos indivíduos quanto à presença ou não de osteoporose/osteopenia serão considerados os dados referentes à densitometria óssea realizada nos úlitmos 24 meses. Os participantes do estudo passarão por uma anamnese, contendo dados pessoais, exames densitométricos, cuidados com a saúde, avaliação física, comorbidades e qualidade de vida. Após isto será realizada uma avaliação fisioterapêutica composta por: análise da flexibilidade; força muscular de membros superiores; força muscular para membros inferiores; dor e qualidade de vida. Serão realizados também testes de equilíbrio conjuntamente com a coleta dos sinais eletromiográficos. Após negociação com a diretoria da Unimed foi aceita uma parceria entre o Programa Osteovida e o grupo de idosos que participam das atividades oferecidas pela mesma. Nesse momento, está se organizando uma palestra, com data ainda a definir. Após esta palestra se iniciarão as avaliações com aqueles interessados e enfim o protocolo de tratamento. A osteoporose foi caracterizada pelo Consenso de Osteoporose em 2001, como a "epidemia do século 21". Esta doença, normalmente, não causa sintomas físicos, exceto pelas fraturas e suas complicações. Diversos estudos relatam melhora nas capacidades físicas de equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e até mesmo aumento na densidade mineral óssea de idosas praticantes de exercícios físicos. Podemos concluir que o projeto tem sua importância, pois é uma forma de prevenção e tratamento da osteoporose, um problema de saúde pública que gera muitos gastos e afeta negativamente a qualidade de vida da população.


Palavras-chave


Osteoporose. Qualidade de Vida. Tratamento

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.