Sistema computacional para análise de notificações de acidentes de trabalho por meio de recursos georeferenciados

Heitor Polizeli Rodrigues, Aline Perpétua Flores, Andrielson Ferreira da Silva, Carlos Roberto Valêncio, Danilo Costa Marim Segura, Iara Lúcia de Lima Machado, Paulo Scarpelini Neto

Resumo


Introdução: O Sistema de Vigilância de Acidentes de Trabalho - SIVAT foi desenvolvido pelo Grupo de Banco de Dados - GBD em convênio com as prefeituras municipais e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST de São José do Rio Preto e Ilha Solteira. Neste trabalho é apresentada uma extensão do SIVAT que incorpora um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para possibilitar maior interatividade e flexibilidade na análise das notificações de acidentes. Objetivos: O SIG foi desenvolvido para permitir que o usuário identificasse no mapa a distribuição dos acidentes do trabalho, bem como as relações existentes entre as características comuns destes acidentes ao analisar as regiões selecionadas. Métodos: O sistema gerenciador de banco de dados utilizado foi o PostgreSQL com extensão Postgis [1]. As informações contidas no banco de dados do SIVAT são projetadas por meio do GeoServer [2], um servidor de informação geoespacial e para a comunicação entre as projeções do GeoServer com a interface Web do sistema utilizou-se a biblioteca do OpenLayers [3]. Resultados: As notificações de acidentes do trabalho armazenadas na base do SIVAT vêm sendo georreferenciadas para possibilitar a utilização do SIG. Atualmente, mais de 15.000 registros já passaram por este processo.Dentre as funcionalidades do SIG destacam-se: visualização das ocorrências no mapa de acordo com o ano, o que permite a análise da distribuição das ocorrências; seleção de áreas por meio de polígonos para a geração de relatórios sobre estas regiões e uso de filtros para avaliar apenas as características de interesse, por exemplo: tipo de acidente, ocupação do acidentado e máquina causadora. Tais funcionalidades auxiliam na análise das notificações de forma ágil e flexível. Um exemplo disso é a facilidade que a interface SIG proporciona para identificar as vias públicas em que vários acidentes do trabalho ocorreram. Assim, a extensão SIG contribui para que os órgãos envolvidos planejem com eficiência medidas preventivas e corretivas sobre tais acidentes.

 


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.