Avaliação de políticas publicas na construção da cidade: o caso de Lençóis Paulista

Carlos Eduardo Matugi, Bruna Araujo Okamoto, Daiane Caroline Rodrigues, Jéssica Franco Tramonte, José Luís Bizelli, Lucas Eduardo R. P. Dias, Nicole M. Marques, Selma de Fatima Chicareli

Resumo


Introdução: O trabalho analisa programas públicos que foram implantados em Lençóis Paulista - município de aproximadamente 60 mil habitantes, distante 300 km de São Paulo. A cidade inseriu-se em uma estratégia de modernização mais geral da administração, participando do Programa de Apoio à Administração Municipal (Progam). O Progam consolidou um conjunto de softwares aplicativos integrados em um sistema de gestão (Enterprise Resource Planning), um método educativo sobre técnicas de gestão para as equipes governativas locais e uma abordagem inovadora de coleta e sistematização de demandas produzidas por atores sociais organizados em processos participativos de construção de políticas territoriais. Objetivos: recuperar a história do Progam em Lençóis Paulista, particularmente no que se refere à fase de "leituras comunitárias" nos bairros da cidade e de introdução das novas tecnologias de gestão; buscar as relações entre as demandas expressas pela população e a elaboração do texto legal do Plano Diretor (LC 35/2006, alterada pela LC 43/2007) e de outras legislações pertinentes; pesquisar e criar um instrumento metodológico de avaliação de Políticas Públicas para medir os impactos do "programa" na cidade. Métodos: para atingir o objetivo, recuperou-se toda a documentação existente sobre as leituras comunitárias e o Plano Diretor Participativo de Lençóis; e foram realizadas entrevistas, filmadas, semi-dirigidas com gestores públicos municipais, com intenção de produção de um vídeo posteriormente. ; estabeleceu-se um roteiro e foi produzido um vídeo. Durante todo o processo os alunos estiveram várias vezes em visitas programadas em Lençóis Paulista conhecendo os gestores e debatendo a realidade da cidade com eles. Toda parte de filmagem foi feita pelos alunos. Resultados: O principal resultado foi colocar alunos de administração pública em contato com a gestão de um município concreto. Outros resultados significativos foram os efeitos de discutir e produzir o vídeo com os alunos, além da discussão de toda a avaliação de um projeto de modernização da administração municipal baseado em incorporação de softwares de gestão e de formação educacional de pessoas para o serviço público local.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.