Nos trilhos da memória e a memória dos trilhos: a expansão e revitalização do Museu Histórico de Ourinhos

Johnny Lucas Borges Araujo, Fabiana Lopes da Cunha, Graziela Araujo da Silva, Juliana de Fátima Zanchetta, Rafael Freire Baracho, Raiane Florentino, Roberta Nakadakari, Thiago Pereira de Barros

Resumo


Introduçãoo: Em virtude da relevância da preservação histórico-cultural e do resgate da memória coletiva, este projeto visa a discussão do processo de consolidação da parceria entre universidade, poder público e sociedade, através da expansão das atividades do Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos, como um centro de memória e pesquisa e de preservação do patrimônio histórico. Objetivos: Este projeto tem como objetivo promover maior relacionamento entre universidade, poder público e comunidade, e as principais ações do projeto estão na organização, digitalização, preservação e difusão do acervo bidimensional do MHPO que possui principalmente fotos, jornais, plantas antigas, jornais e revistas, além de atividades de pesquisa. Para integrar a população às atividades do museu, existe a atividade Café e Memória, que reúne mensalmente idosos para contar e resgatar dados sobre objetos e fotografias do acervo. O projeto ainda prevê um programa chamado Teatro no Trem com apresentações dentro da antiga estação ferroviária de peças teatrais e a elaboração de vídeos sobre a história dos pioneiros da cidade. Métodos: a comunidade em geral tem acesso aos resultados de pesquisas a respeito da cidade, conhecendo assim sua realidade histórica e geográfica. Onze alunos da Unesp colaboram no fichamento, análise, organização, limpeza, preservação dos acervos e digitalização de fotos. Há ainda a previsão de publicação de um guia e inventário do museu para o próximo ano, financiados pelo edital PROEXT/MEC-Cultura. Resultados: A relevância deste trabalho na área de extensão foi reconhecida no IV Congresso de Extensão Universitária da UNESP, com a conquista do segundo lugar na categoria de cultura. Na área de pesquisa, publicamos parte dos resultados em um artigo na Revista Patrimônio e Memória e em um livro eletrônico intitulado Histórias e Memórias ao Redor dos Trilhos: Um Relato Histórico do Museu de Ourinhos e do Conjunto "Benedito da Silva Eloy".Este acervo tem sido de grande auxílio às pesquisas e às atividades docentes da UNESP e de outras instituições voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. Para se ter uma idéia da extensão e importância das informações que o acervo possui, cabe aqui ressaltar que o mesmo foi contemplado com a aprovação do edital de políticas públicas da FAPESP/VITAE (financiamento no valor aproximado de 38.000,00) e recentemente do edital PROEXT/MEC 2009(apoio financeiro de aproximadamente 29.000,00).Dentro da UNESP/Campus Experimental de Ourinhos, pelo menos 20 trabalhos de iniciação científica em andamento ou concluídos e um doutorado, recorreram a documentação proveniente do acervo do Museu Histórico de Ourinhos.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.