Comunidade sorriso

Pamella dos Santos Lima, Andréia A. B. Montandon, Fernanda Lopez Rosell, Priscila Alfano

Resumo


Introdução: O Projeto de extensão Comunidade Sorriso teve seu início em 2006 junto às comunidades da Pastoral da Criança de Araraquara e estendeu-se a outras comunidades carentes, orfanatos e eventos. Participam crianças, mães, gestantes, familiares e líderes comunitários. Fundamenta-se na responsabilidade social, estreitando os laços entre a universidade e a comunidade por meio de aprimoramento do conhecimento acadêmico e constante troca de experiências. Objetivos: Propiciar ao acadêmico a vivência da realidade de saúde pública das comunidades, contribuindo para o aprendizado profissional, pessoal e social; Promover a saúde geral e principalmente bucal das famílias assistidas, enfatizando a importância do autocuidado e formando multiplicadores de saúde em seu meio. Métodos: Quinzenalmente aos sábados são realizadas visitas da equipe do projeto em creches municipais, salões de igrejas, residências das famílias e eventos onde são desenvolvidas ações educativas e preventivas. As atividades educativas para crianças são realizadas por meio de palestras, teatro, jogos e atividades lúdicas de entretenimento relacionadas à saúde bucal, informando sobre a cárie, alimentação e higiene. As ações preventivas consistem de exames clínicos realizados para detecção precoce e prevenção de doenças bucais além da entrega de folhetos informativos, e se necessário encaminhamento para tratamento nas clínicas de ensino da Faculdade, também é realizada a escovação supervisionada, com kits de higiene bucal doados, ensinando individualmente cada criança a praticar a higiene bucal adequada. Nestas visitas também é realizada uma "roda de conversa" com os adultos, com assuntos relacionados à saúde bucal. Os bolsistas preparam e realizam as palestras e o teatro, confeccionam os jogos, montam e distribuem os kits de higiene bucal doados, realizam a escovação supervisionada e exames bucais, são responsáveis pela manutenção e organização de todo material que pertence ao projeto e que são levados às comunidades para uso durante as visitas e confeccionam o folder. Resultados: Até o momento houve a participação voluntária de 136 acadêmicos e 5 bolsistas. Realizou-se visitas a 29 comunidades, 02 orfanatos, 01 escola particular e 07 eventos levando informações sobre saúde bucal, estimulando o auto cuidado e a educação em saúde. Foram assistidas 1448 crianças, 529 pessoas entre mães, gestantes, familiares e líderes comunitários, sendo um total de 1977 pessoas. Acreditamos que o Projeto tem contribuído para o conhecimento e aprendizado da promoção e prevenção em saúde bucal, visando a redução da prevalência das doenças bucais com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população assistida e também para a formação complementar dos acadêmicos.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.