Observatório de politica externa brasileira

Adriana Suzart de Pádua, Analice Pinto Braga, Beatriz Flório Pereira, Giovanna Ayres Arantes de Paiva, Henrique Neto Santos, Lívia Peres Milani, Rafael Augusto Ribeiro de Almeida, Sarah Machado, Suzeley Kalil Mathias, Thassia Pedrina Bollis

Resumo


Introdução: O Observatório de Política Exterior é coordenado pela Profa. Dra. Suzeley Kalil Mathias e desenvolvido pelos alunos do curso de Relações Internacionais da UNESP, campus de Franca. O projeto atualmente conta com três tipos de documentos. O primeiro deles, o Informe Semanal, tem por objetivo monitorar e agrupar os fatos noticiosos sobre política externa divulgadas por jornais de grande circulação dos países já envolvidos no projeto (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).O Informe Mensal produzido pela equipe do Brasil utiliza, além dos editoriais dos jornais nacionais de grande circulação, as notícias sobre política externa veiculadas nas revistas semanais Carta Capital e Veja. Além de monitorar as notícias divulgadas e o destaque dado por esses veículos de comunicação às medidas de política externa, o informe mensal tenta identificar as críticas feitas à temática pelas revistas, sejam elas favoráveis ou não. Em um segundo momento, as ações de política externa são analisadas à luz das teorias e conceitos de relações internacionais.O último documento são os chamados Dossiês. Estes não têm uma periodicidade fixa, mas são elaborados sempre que um fato internacional de grande vulto envolve diretamente o Brasil. Objetivos: O objetivo do projeto é produzir informes de periodicidades variadas sobre política externa de países do MERCOSUL, a fim de avaliar como são veiculadas as notícias sobre Política Externa para o público em geral, o que permite ter tanto a visão da própria imprensa (qual o destaque dado ao tema?), avaliar as diferenças entre os jornais diários e a mídia impressa semanal (quais as diferenças no tempo e de ponto de vista da imprensa nacional?) e também conhecer e acompanhar a Política Externa dos países envolvidos no projeto. Métodos: Para tanto, o Observatório de Política Exterior utiliza como fonte jornais impressos de grande circulação nacional dos países envolvidos no projeto. No caso da seção Brasil do Observatório, as fontes de pesquisa são os jornais Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, além das revistas Carta Capital e Veja. Resultados: Além dos informes produzidos, os alunos envolvidos no projeto recebem treinamento que possibilita aguçar o senso crítico e de análise para a temática, bem como o espírito de cooperação necessário para a produção dos informes. Os informes são distribuídos via e-mail para cerca de 1850 assinantes de diversas nacionalidades e de diferentes funções, como estudantes, pesquisadores e decisores políticos. Também foram estabelecidas parcerias com universidades dos países do cone sul, possibilitando o intercâmbio entre as comunidades acadêmicas.


Texto completo:

PDF


Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.