Oficina de educação, memória, esquecimento e jogos lúdicos para a terceira idade

Cecília Souza Oliveira, Sylvio Rogério Ribeiro da Costa, Ingrid Cristina Lúcio dos Santos, Carlos Eugênio Soares de Lemos

Resumo


O Projeto “Oficina de educação, memória, esquecimento e jogos lúdicos para a terceira idade” é um trabalho de extensão voltado para o estímulo ao desempenho cognitivo do cidadão idoso e à possibilidade de ampliação de suas redes de interações sociais. Tratase de uma proposta de caráter permanente que tem como função colaborar para o desempenho da memória, a ampliação da rede social e o sentimento de autoeficácia dos participantes. Nestes termos, em função das atividades de estímulo que tenham como eixo a construção da autobiografia, da observação participante e em posse dos registros produzidos no decorrer destes encontros, analisamos como os idosos interpretam o impacto de tal experiência sobre as suas habilidades cognitivas, atividades funcionais e instrumentais do cotidiano. Essas análises também servem de suporte para a elaboração de estratégias pedagógicas que tenham como foco o aluno idoso e a produção de informações para os campos de estágio do bacharelado e da licenciatura dos cursos ministrados na UFF/Campos dos Goytacazes.


Palavras-chave


Memória. Terceira idade. Autoeficácia.

Texto completo:

Artigo - PDF

Referências


ABREU, I.D.; FORLENZA, O.V.; BARROS, H.L. Demência de Alzheimer: correlação

entre memória e autonomia. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 32, n.3, p. 131-

, 2005.

ALMEIDA, M.H.M. ET AL. Memory training for the elderly: a health promotion strategy.

Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 11, n. 22, p. 271-280,

maio/ago 2007.

ANDRADE, V.M; BUENO, O.F.A; OLIVEIRA, M.G.M. Neuropsicologia hoje. Rio de

Janeiro: Artes Médicas, 2004.

BIZELLI, M.H S S, et al. Informática para a terceira idade – características de um curso

bem sucedido. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 4-14, 2009.

BOURDIEU, P. A Ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta; AMADO, Janaína. Usos e

abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

CAMMAROTA, M.; IZQUIERDO, I; BEVILAQUA, L. Aprendizado e Memória. In: LENT, R.

Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

CARNEIRO, R.S.; et al. Qualidade de vida, apoio social e depressão em idosos: relação

com habilidades sociais. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 229-

, 2007.

CHARCHAT-FICHMAN, H.; et al.. Declínio da capacidade cognitiva durante o

envelhecimento. Revista Brasileira de Psiquiatria. São Paulo, v. 27, n. 12, p. 79-82, 2005.

Gil2002citGIL, R. Neuropsicologia. Rio de Janeiro: Ed. Santos, 2002.

OLIVEIRA, C. S.; COSTA, S.R.R.; SANTOS, I.C L.; LEMOS, C.E.S. Oficina de educação, memória,

esquecimento e jogos lúdicos para a Terceira Idade. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.8-17, 2012.

IBGE- Censo 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 –

Consultado em 10 jun. 2011.

IZQUIERDO. I. Questões sobre memória. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2011.

KANDEL, E; JAMES H. S; SCHWARTZ, T. M. Princípios da neurociência. São Paulo: Ed:

Manole, 2002.

LENT, R. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2008.

LEZAK; M.D. Neuropsychological assessment. 3 Ed. Oxford: Oxford University Press.

NICODEMO, D.; GODOI, M. P. Juventude dos anos 60-70 e envelhecimento: estudo de

casos sobre feminilização e direitos de mulheres idosas. Revista Ciência em Extensão,

São Paulo, v.6, n.1, p. 40,-53, 2010.

PAPALIA, D.E.; OLDS, S.W. Desenvolvimento humano. Tradução Daniel Bueno. 7 ed.

Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

ROTROU, J. A memória em boa forma. São Paulo: Edições Loyola

SCHATER, D. L. Os sete pecados da memória. Rio de Janeiro, Ed. 2003.

SOUZA, J; CHAVES, E. O efeito de exercício de estimulação da memória em idosos

saudáveis. Revista Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 39, n. 1, 2005.

STERNBERG; R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010.

VERHAEGHEN, P. The interplay of growth and decline: Theoretical and empirical aspects

of plasticity of intellectual and memory performance in normal old age, 2000. In: R. D.

HILL, L. BACKMAN, A. STIGSDOTTER-NEELY (Ed.). Cognitive rehabilitation in old age

Oxford, UK: Oxford University Press.

YASSUDA, M.S.; et al.. Treino de memória no idoso saudável: benefícios e mecanismos.

Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 3, p. 470-481, 2006.




Creative Commons License
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.