Projeto de extensão: “Nós na Rede: contribuições da odontologia para a educação popular e prevenção em saúde"
Resumo
A educação em saúde constitui basicamente um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e a promoção da saúde, priorizando a relação com a população e reconhecendo o usuário como sujeito portador de saber sobre o processo saúde-doença-cuidado. Esse movimento esbarra nas arragaiadas modalidades de serviço hegemônicas, tornando-se ainda um desafio. O Projeto de Extensão: “Nós na Rede: Contribuições da Odontologia para a Educação Popular e Prevenção em Saúde” toma como ponto de partida o saber anterior das classes populares, em busca da criação de um senso crítico no campo da saúde bucal que leve as pessoas a compreender, comprometer-se, cobrar-se e transformar-se. Como objetivos específicos destacam-se a disseminação de práticas educativas e preventivas em saúde bucal, na perspectiva da educação popular em saúde a populações socialmente desfavorecidas, e a viabilização aos acadêmicos participantes de vivências pautadas na complexidade da vida e do espaço, visando à construção de um espaço permanente de discussão acerca dos inúmeros determinantes e condicionantes da saúde. O Projeto teve início em fevereiro de 2009, na Comunidade Jardim Los Angeles, bairro de Ponta Grossa/PR, com o reconhecimento da localidade e das famílias através de questionários próprios, conversas informais e observação. Em posse da percepção de como as famílias compreendem o processo saúde-doença bucal e da exposição de suas necessidades percebidas, as ações do projeto eram delineadas e a sua realização, garantida por meio de visitas domiciliares semanais. Como práticas viáveis de trabalho, os professores e acadêmicos voluntários dispunham da disseminação do conhecimento, de instrumentos educativos auxiliares, de métodos normativos de prevenção em saúde bucal e da viabilização de um sistema de referência para a atenção odontológica. Cerca de 80 famílias participaram efetivamente das ações propostas e aproximadamente 55 pessoas receberam atenção individualizada. Como resultados destacam-se a atuação das mulheres como multiplicadoras de informações de saúde perante suas famílias, e o interesse das crianças pelo aprendizado contínuo. Ainda, no que se refere aos acadêmicos, enfatiza-se o reconhecimento da contextualização de conhecimentos teóricos como importante ferramenta para o ensino e para a aprendizagem. Conclui-se ser as atividades educativo-preventivas em saúde bucal voltadas ao âmbito das famílias uma prática repleta de entraves e desafios, mas também uma oportunidade única de transformar saberes existentes, com vistas à autonomia e responsabilização dos indivíduos no cuidado com a saúde.
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PDFReferências
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