O ensino de informática para crianças: um estímulo à aprendizagem
Resumo
O uso da informática na educação infantil possibilita que a criança adquira conhecimentos de forma divertida, por meio de brincadeiras. Este trabalho objetivou relatar a experiência na aplicação do curso “Informática para Crianças”, parte de um Projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. Esse curso é oferecido para crianças de 5 a 7 anos e tem por objetivo não só propiciar às crianças, via computador, um aprendizado e um contato direto com novas tecnologias de ensino, como também promover o desenvolvimento motor e o raciocínio lógico por meio de brincadeiras educativas. As crianças participantes do curso são oriundas do Centro de Convivência Infantil Casinha de Abelha, pertencente ao Câmpus de Araraquara – UNESP, e da Rede Municipal de Ensino de Araraquara - Centros de Educação e Recreação. Os recursos utilizados para o ensino da informática neste curso são os jogos educativos da Divertire, da linha Coelho Sabido – Maternal e a Estrela Cintilante e da Editora Vale das Letras – Festa dos Dentinhos. O aprendizado das crianças e o nível de dificuldade em utilizar a ferramenta computador são avaliados. Conclui-se que o curso apresentado tem contribuído para a inclusão digital das crianças na faixa etária de 5 a 7 anos, além de exercitar a sua percepção visual e auditiva, sua coordenação motora e memorização, desenvolvendo habilidades essenciais ao seu processo de alfabetização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AULA de informática para crianças. Disponível em:
/ensino/aula-de-informatica-para-criancas.> Acesso em: 29 dez. 2010.
CARNEIRO, R. Informática na educação: representação social do cotidiano. São Paulo:
Cortez, 2002.
DOTTA, E. A. V. POLLO, N.F. CAMPOS, J. A. B. B. GARCIA, P. P. N. S. O ensino da informática para
crianças: um estímulo a aprendizagem. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.2, p.144-154, 2012.
CHUANG, T. Y.; CHEN, W. F. Effect of computer-based video games on children: an
experimental study. Journal of Educational Technology & Society, New Zealand, v. 12,
n. 2, p. 1-10, Apr. 2009.
COELHO Sabido e a Estrela Cintilante (Jardim). Disponível em:
Acesso em:
dez. 2010a.
COELHO Sabido Maternal. Disponível em: Acesso em: 29 dez. 2010b.
DICAS para como se dar bem com crianças durante a aula de informática. Disponível
em: Acesso em: 29 dez. 2010.
FIDALGO NETO, A. A. et al. The use of computers in Brazilian primary and secondary
school. Computers & Education, New York, v. 53, n. 3, p. 677-685, Nov. 2009.
FIGUEIREDO, C. Z.; BITTENCOURT J. R. Jogos computadorizados para aprendizagem
matemática no ensino fundamental: refletindo a partir dos interesses dos educandos.
RENOTE Revista Novas Tecnologias em Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 1-10,
maio 2005.
FILHO, A. 4 dicas para ajudar e motivar uma criança no computador. Disponível em:
Acesso em: 29 dez. 2010.
GALLO, S. A. A. Informática na educação infantil: tesouro ou ouro de tolo? In: REUNIÃO
ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambu. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPED,
Disponível em:
simoneandreagallot07.rtf.> Acesso em: 5 nov. 2008.
GELLER, M.; ENRICONE, D. Informática na educação: um estudo de opiniões de
alunos do curso de pedagogia. Disponível em:
downloads/txt200352145953Iinformaticanaeducacao.pdf.>. Acesso em: 2 abr. 2009.
GOMES, K. A. Desenvolvendo habilidades na educação infantil. Disponível em:
Acesso em: 29 dez. 2009.
KOLIKANT, Y. B. D. Digital students in a book-oriented school: students’ perceptions of
school and the usability of digital technology in schools. Journal of Educational
Technology & Society, New Zealand, v.12, n.2, p.131-143, 2009.
MATTEI, C.; RAUSCH, R.B. O prazer de aprender com a informática na educação
infantil. 2003. Disponível em: Acesso em:
nov. 2008.
DOTTA, E. A. V. POLLO, N.F. CAMPOS, J. A. B. B. GARCIA, P. P. N. S. O ensino da informática para
crianças: um estímulo a aprendizagem. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.2, p.144-154, 2012.
OLIVEIRA, E. S. G. Criança e computador: interação que impulsiona o desenvolvimento e
a aprendizagem. Item 5: a interação entre a criança e o computador: impacto sobre a
construção da identidade. Colabor@, Santos, v. 3, n. 11, p. 1-10, jul. 2006.
TANCARA, C. et al. Filhos da era digital. Disponível em :
uploadAddress/Filhos_da_Era_Digital.pdf.> Acesso em: 29 dez. 2010.
TÜZÜN, H. et al. The effects of computer games on primary school student’s achievement
and motivation in geography learning. Computers & Education, New York, v.52, n. 1,
p.68-77, Jan. 2009.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.